Comunicação e expressão ii

Pergunta 1 .0,5 em 0,5 pontos

A ilustração é do site “Tsunami: des images pour le Japon” em solidariedade aos japoneses. Explica-se que no centro do peito da personagem o círculo está na corvermelha.

Resposta Correta: c.
Por causa dos elementos formadores da imagem, o texto não exige um leitor com conhecimento sócio-histórico sobre tsunami para a construção de sentido do discurso.Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa C.

O texto tem um contexto imediato e exige do leitor conhecimento social, histórico, sobre o assunto do texto. Somente com esse conhecimentoo leitor terá de fato compreensão sobre o que lê.



. Pergunta 2 .0,5 em 0,5 pontos

A pressuposição faz parte dos fenômenos linguísticos a respeito da construção dos sentidos nalinguagem. Marque a alternativa abaixo que traz um enunciado com pressuposição.


Resposta Correta: b.
“Pedro não parou de bater na mulher.”

Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa B.Pelo enunciado podemos deduzir que Pedro batia na mulher.



. Pergunta 3 .0,5 em 0,5 pontos

Abaixo temos uma charge do famoso Angeli. Observe-a e indique a alternativa incorreta.Resposta Correta: a.
O leitor reconhece nessa charge o contexto imediato, pois é fácil recuperar a notícia à qual a charge se vincula.

Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa A.Uma charge de jornal sempre se refere a fato noticiado no mesmo dia, assim, a charge em questão trata de uma notícia contemporânea veiculada na mídia. Por isso é difícil para o leitor, em umaépoca bem posterior a sua publicação, recuperar essa notícia. O contexto imediato da charge é sabido quando o leitor toma conhecimento da notícia e da charge na mesma época em que elas foram publicadas.. Pergunta 4 .0,5 em 0,5 pontos

Leia o texto abaixo:

Aquecimento global pode acabar com o pão francês

Débora Spitzcovsky, 16 de maio de 2011
Já pensou em ter que tirar, para...
tracking img