Comunicação e expressão atividade 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta 1 .0,2 em 0,2 pontos

Correta Cândido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, tratou de diferentes aspectos da realidade em seus quadros.
Sobre a temática dos Retirantes, Portinari também escreveu o seguinte poema:
(....)
Os retirantes vêm vindo com trouxas e embrulhos
Vêm das terras secas e escuras; pedregulhos
Doloridos como fagulhasde carvão aceso
Corpos disformes, uns panos sujos,
Rasgados e sem cor, dependurados
Homens de enorme ventre bojudo
Mulheres com trouxas caídas para o lado
Pançudas, carregando ao colo um garoto
Choramingando, remelento
(....)
Cândido Portinari. Poemas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1964
Das quatro obras reproduzidas abaixo, assinale aquelas que abordam a problemática que é tema do poema,tornando-se exemplo de intertextualidade implícita.

Resposta
Resposta Selecionada:
a) 2 e 3.
Resposta Correta:
a) 2 e 3.
Feedback da resposta: 2 e 3. Os quadros citados retomam o tema do poema, constituindo um exemplo de intertextualidade implícita. A intertextualidade implícita ocorre sem a citação expressa da fonte. Aqui, no caso, os textos dialogam sem que haja a indicaçãoexplícita da fonte. A imagem 1 não se relaciona com tema de retirantes e a imagem 4 mostra um cangaceiro, o que não necessariamente se relaciona com retirantes.

. Pergunta 2 .0,2 em 0,2 pontos

Correta Assinale a alternativa correta quanto a classificação dos níveis de intertextualidade:
I- A paródia deforma os valores do texto original, mantendo sua organização estrutural.
II- Aestilização preocupa-se com a originalidade do texto, não permitindo criações que copiem outros textos.
III-A paráfrase é a retomada ou referência que se faz a outro texto, respeitando esse original.
IV- Quando nos referimos à intertextualidade implícita, não há citação da fonte; depende do interlocutor estabelecer essa relação.
Estão corretas apenas:
Resposta
Resposta Selecionada:
a) I, III eIV.
Resposta Correta:
a) I, III e IV.
Feedback da resposta: As afirmações corretas são: I, que classifica a paródia como modificação mais inversa ao texto original, III, onde classifica a paráfrase como um diálogo entre textos que preserva o texto-fonte, e a afirmação IV que se refere à intertextualidade implícita, onde o reconhecimento do texto original depende do conhecimento dointerlocutor.

. Pergunta 3 .0,2 em 0,2 pontos

Correta A intertextualidade é um recurso muito presente na literatura e mídia contemporâneas e permite o diálogo entre textos. Em geral, pode ser tomada como intertextualidade implícita e explícita. Assinale a alternativa que contém um intertexto explícito nos fragmentos abaixo, de autoria de Machado de Assis.
Resposta
Resposta Selecionada:d) Fui sempre contrário ao júri, - disse-me aquele amigo, - não pela instituição em si, que é liberal, mas porque me repugna condenar alguém, e por aquele preceito do Evangelho; "Não queirais julgar para que não sejais julgados". Não obstante, servi duas vezes.
Resposta Correta:
d) Fui sempre contrário ao júri, - disse-me aquele amigo, - não pela instituição em si, que é liberal, masporque me repugna condenar alguém, e por aquele preceito do Evangelho; "Não queirais julgar para que não sejais julgados". Não obstante, servi duas vezes.
Feedback da resposta: Fui sempre contrário ao júri, - disse-me aquele amigo, - não pela instituição em si, que é liberal, mas porque me repugna condenar alguém, e por aquele preceito do Evangelho; "Não queirais julgar para que não sejaisjulgados". Não obstante, servi duas vezes. Encontramos no trecho citado um trecho que foi retirado do Evangelho. O fato de o trecho ser copiado fielmente do Evangelho demonstra a intertextualidade explícita. No texto, aparece o trecho entre aspas.

. Pergunta 4 .0,2 em 0,2 pontos

Correta Observe a imagem:


‘We Can Do It!’, feito por J. Howard Miller
A tela à esquerda é uma pintura;...
tracking img