Comunicação e cultura empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2950 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma aula a distância sobre Comunicação e Cultura Empresarial
Temos, repetidamente, afirmado que as organizações (costumamos até citar as universidades como exemplo) não têm, em geral, uma cultura de comunicação e que, por isso, encontram dificuldades no relacionamento com os chamados públicos de interesse.
Acho que esse é o momento de detalhar um pouco mais essa questão da culturaorganizacional e, evidentemente, temos que começar pelo conceito.
A literatura nessa área, embora não gerada no campo da comunicação, mas sobretudo na administração (a Fundação Getúlio Vargas, a Fundação Dom Cabral e a própria Faculdade de Economia e Administração da USP, entre outras, geram material valioso sobre o tema e incluem especialistas reconhecidas na área), é generosa e inúmeros conceitos circulampor aí livremente, a meu ver alguns mais adequados do que outros. De qualquer forma, vamos adotar um aqui para que possamos compartilhar o mesmo universo.
Cultura organizacional é o conjunto de normas, valores e de comportamentos, individuais ou coletivos, que contribuem para definir o "ethos", a identidade ou a alma de uma organização.
A partir daí , é possível pensar a cultura como:
modalidadede aprendizagem socialmente condicionada ou "cola" ou referência ou conformação ou ideologia. Ela seria , pois, uma "gramática da convivência".
Qualquer que seja a proposta ou a prioridade a ser considerada na análise do conceito, o importante é que a cultura é como algo que se impregna na pele de que está na organização e que, de forma explícita ou implícita, submete todos os que participam daorganização a um conjunto comum de regras. Ela costuma ser tão forte (e é poderosa em algumas organizações) que desrespeitá-la pode ser perigoso: aqueles que se arriscam costumam perder a cabeça ou o emprego. Não se afronta, portanto, a cultura organizacional impunemente.
Associada à questão da cultura, costuma-se citar (lá vem os modismos de novo), outros conceitos importantes como missão,valores etc. O fundamental é que uma organização em geral tem ou precisa ter uma identidade. De novo , a pergunta clássica: de onde viemos , o que somos e para onde queremos ir?
Uma organização que não sabe responder adequadamente a isso, pode estar caminhando para um buraco sem fundo porque, certamente, não tem objetivos traçados e, se isso ocorre, deve estar cambaleando no escuro ou, como se diz nagíria, dando tiro pra todo lado.
Aspectos importantes
Há algumas constatações importantes sobre a cultura organizacional, que precisam ser, imediatamente, consideradas.
Em primeiro lugar, a cultura condiciona o comportamento. Ela atua como filtro e até perigosamente ele contribui para um tipo particular de etnocentrismo. A gente sempre acha que "o nosso jeito é que está certo". Imaginou? Oindiano não come carne? Poxa, eles não sabem lá a delícia que é uma picanha? Mas e o coreano que come carne de cachorro? Que coisa louca! Bom, mas certas tribos brasileiros comem macaco! E vai por aí.
A gente julga a cultura dos outros pela nossa e tem a pretensão de achar que só aquilo que a gente faz é que está correto. Coisas da cultura.
Em segundo lugar, a cultura se modifica. É isso mesmo. Nadafica no mesmo lugar por muito tempo. Hoje em dia, essa é uma verdade inexorável, não é mesmo? E como isso acontece? Por vários motivos. Por uma dinâmica interna, a cultura se modifica porque as pessoas se modificam. Alguns traços novos foram introduzidos na cultura brasileira ao longo do tempo porque os costumes mudam e as pessoas também se modificam. Cenas de relação homossexual na TV brasileiraeram condenadas, um tabu há poucos anos, e hoje são cada vez mais comuns. Felizmente (para alguns pode ser infelizmente), o homem e a cultura evoluem. Mas a cultura também pode se modificar mais rapidamente em virtude de uma exposição intensa a outras culturas ( temos aí o chamado processo de aculturação). Isso acontece para países, para grupos dentro de países e para organizações. Os processos...
tracking img