Comunicação organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

A atividade cooperativa no âmbito comunicativo torna-se determinante e, por conseguinte, imprescindível para que qualquer organização possa obter êxito no escopo de seus empreendimentos. Ao convergir para a consecução de tais objetivos, torna-se imperativo o desenvolvimento de uma competência sociocomunicativa apta a conjugar eficácia e eficiência.
A ComunicaçãoCorporativa é considerada ferramenta fundamental para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer organização, funcionando como um elo entre a comunidade e o mercado. E uma Comunicação eficiente traz resultados que podem ser medidos no faturamento da empresa. É nesse sentido que Viana (2001) avalia:
Quando uma empresa faz um plano de Comunicação ela se dispõe a olhar para elamesma, os concorrentes e o contexto em que atua. Com o tempo, sob a pressão dos concorrentes e as exigências do público, ela se torna outra empresa para si mesma. Isso é que irá determinar sua renovação ou envelhecimento (VIANA, 2001, p.27)

Para Nassar (2007), está claro que a comunicação empresarial é tão fundamental quanto o departamento financeiro ou de recursos humanos: “Num universoem que a comunicação organizacional administrada se transforma em vantagem competitiva, as organizações e os seus gestores passam a ser usinas de imagens que estão permanentemente direcionadas a públicos com poder político e econômico” (NASSAR, 2007, p.12)
Uma pessoa que se comunica com eficácia é aquela que consegue fazer com que a língua enquanto forma de atuação interpessoalcumpra seu papel, ou seja, é alguém habilitado a transmitir uma informação. Um indivíduo que se comunica com eficiência é capaz de transmitir a mesma informação num nível que transcende a expectativas ordinárias, atendendo à demanda daquilo que é típico do contexto organizacional: o fator custo-benefício. Uma comunicação eficaz e eficiente pode levar uma organização a obter conhecimentos e informaçõesque poderão levá-la a atingir uma vantagem competitiva impossível de ser replicada por seus concorrentes, pois uma boa comunicação está embutida na cultura organizacional, a qual envolve valores e crenças da organização A comunicação visa provocar mudanças no comportamento das pessoas, através do desenvolvimento de atitudes positivas em relação ao próprio desempenho, que eleva com a satisfaçãoprofissional. (DAMANTE, 1999, p.22-26).

Vejamos o que Matos (2009) afirma sobre comunicar bem:
Comunicar bem não é só transmitir ou só receber bem uma informação. Comunicação é troca de entendimento e sentimento, e ninguém entende outra pessoa sem considerar além das palavras, as emoções e a situação em que fazemos a tentativa de tornar comuns conhecimentos, idéias,instruções ou qualquer outra mensagem, seja ela verbal, escrita ou corporal (MATOS, 2009, p. 2)

Nesse aspecto, Kollross (2008) declara da seguinte forma:

O ato de comunicar está além da simples transmissão de informações, é na realidade um processo pelo qual se instaura uma compreensão recíproca e se forma um sentido compartilhado, resultando em um entendimento sobre asações que os sujeitos envolvidos são levados a assumir juntos ou de maneira convergente. (ZAFIRAN apud Kollross 2008, p. 3)

Para potencializar a qualidade das decisões organizacionais, requer-se, além da disponibilidade de dados contextualizados que visem fornecer uma solução para determinada situação, a melhoria na comunicação e no envolvimento das pessoas na tomada de decisão.
Objetiva-sepor meio deste trabalho discorrer sobre a temática comunicativa no âmbito organizacional numa abordagem que tem por finalidade demonstrar a proficiência linguística como condição indispensável para uma desenvoltura comunicativa que propicie uma interação funcionalmente coerente com o perfil de cada organização. Almeja-se, em especial, despertar funcionários das organizações de forma geral...
tracking img