Comunicação nervosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2643 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunicação nervosa
Vejamos como funciona o processo da comunicação nervosa.
|[pic] |

1. A célula pré-sináptica (célula que envia) fabrica a serotonina (5-hidroxitriptamina, 5HT) a partir do aminoácido triptofano e a embala em vesículas nos seus terminais.
2. Um sinal nervoso eletroquímico passa pela célulapré-sináptica até seus terminais.
3. O sinal nervoso estimula as vesículas que contêm a serotonina para fundir com a membrana celular e lançar a serotonina na fenda sináptica.
4. A serotonina passa através da fenda sináptica, liga-se a proteínas especiais chamadas de receptores na membrana da célula pós-sináptica (célula que recebe) e forma um novo sinal eletroquímico nessa célula (o sinal podeestimular ou inibir a célula pós-sináptica). A serotonina se encaixa em seu receptor assim como uma fechadura e uma chave.
5. As moléculas de serotonina restantes na fenda e as liberadas pelos receptores após o uso são destruídas pelas enzimas monoamino-oxidase e catecol-o-metiltransferase na fenda. Algumas são absorvidas por transportadores específicos na célula pré-sináptica (recaptação). Nacélula pré-sináptica, as moléculas de serotonina absorvidas são destruídas pela MAO e pela COMT. Isso permite que o sinal nervoso se torne "desligado".

Ocorre um processo semelhante para a norepinefrina, que também está envolvida na gênese dos transtornos do humor, das emoções e do TDM. A serotonina, a norepinefrina e a dopamina são quimicamente semelhantes e pertencem a uma classe deneurotransmissores chamados de neurotransmissores da monoamina. Como são substâncias químicas estruturalmente semelhantes, elas são reconhecidas pelas enzimas MAO e COMT.

Todos os medicamentos antidepressivos são disponibilizados somente sob prescrição médica. Somente profissionais de saúde, como médicos e psiquiatras podem prescrever antidepressivos. Agora, vamos ver como funcionam os antidepressivoshttp://saude.hsw.uol.com.br/antidepressivos2.htm

Comunicação e sinalização celular
-------------------------------------------------------------------------------------
 “Do simples para o complexo, moléculas organizadas formam as células, que unidas formam os tecidos, que unidos formam os órgãos, os quais unidos formam os sistemas orgânicos que criam e mantém a vida.”
          
“A vida detodos os organismos pluricelulares baseia-se na comunicação e nas interações entre as células que os compõem”  
            Assim pensando, a vida depende basicamente do bom funcionamento de suas células, tanto de forma individual como de forma coletiva. De forma individual as células devem ter aparatos que permitam garantir a normalidade estrutural e bioquímica, e de forma coletiva deverão serelacionar através de sistemas de comunicação e sinalização. Essa comunicação poderá ocorrer por contato direto ou por intermédio de moléculas de sinalização.
        Comunicação por Contato direto:
                   Junções comunicantes => Permitem a passagem direta de moléculas pequenas ( São glicoproteínas transmembrana que pertencem a cinco grandes famílias:
1- Integrinas2- Caderinas
3- Selectinas
4- Imunoglobulinas
5- Moléculas ricas em leucina
        As moléculas de aderência celular desempenham papéis importantes tanto durante o desenvolvimento embrionário quanto nos fenômenos de reparação tecidual e combates a invasões tumorais na vida adulta.
       Comunicação por Moléculas desinalização:
            As moléculas de sinalização de origem celular podem pertencer a várias famílias de substâncias bioquímicas e atuarão como mensageiras entre duas células mais ou menos distantes entre si.
[pic]
Fonte: http://www.nib.unicamp.br/svol/cerebro2.html
Créditos das imagens: Silvia Helena Cardoso e André Malavazzi. Revista Cérebro & Mente.
 
Famílias das...
tracking img