Comunicação nervosa

Comunicação nervosa
Vejamos como funciona o processo da comunicação nervosa.
|[pic] |

1. A célulapré-sináptica (célula que envia) fabrica a serotonina (5-hidroxitriptamina, 5HT) a partir do aminoácido triptofano e a embala em vesículas nos seus terminais.
2. Um sinal nervoso eletroquímico passa pela célulapré-sináptica até seus terminais.
3. O sinal nervoso estimula as vesículas que contêm a serotonina para fundir com a membrana celular e lançar a serotonina na fenda sináptica.
4. A serotonina passaatravés da fenda sináptica, liga-se a proteínas especiais chamadas de receptores na membrana da célula pós-sináptica (célula que recebe) e forma um novo sinal eletroquímico nessa célula (o sinal podeestimular ou inibir a célula pós-sináptica). A serotonina se encaixa em seu receptor assim como uma fechadura e uma chave.
5. As moléculas de serotonina restantes na fenda e as liberadas pelosreceptores após o uso são destruídas pelas enzimas monoamino-oxidase e catecol-o-metiltransferase na fenda. Algumas são absorvidas por transportadores específicos na célula pré-sináptica (recaptação). Nacélula pré-sináptica, as moléculas de serotonina absorvidas são destruídas pela MAO e pela COMT. Isso permite que o sinal nervoso se torne "desligado".

Ocorre um processo semelhante para a norepinefrina,que também está envolvida na gênese dos transtornos do humor, das emoções e do TDM. A serotonina, a norepinefrina e a dopamina são quimicamente semelhantes e pertencem a uma classe deneurotransmissores chamados de neurotransmissores da monoamina. Como são substâncias químicas estruturalmente semelhantes, elas são reconhecidas pelas enzimas MAO e COMT.

Todos os medicamentos antidepressivos sãodisponibilizados somente sob prescrição médica. Somente profissionais de saúde, como médicos e psiquiatras podem prescrever antidepressivos. Agora, vamos ver como funcionam os antidepressivos...
tracking img