Comunicação na negociação

Páginas: 46 (11496 palavras) Publicado: 28 de março de 2011
6

1

INTRODUÇÃO O processo de comunicação como fator chave para se viver em sociedade é

indispensável para que as organizações possam alcançar seus objetivos organizacionais, e propiciar um ambiente de trabalho harmônico, onde seus membros possam entender e compartilhar as informações disseminadas no âmbito da organização. Segundo Bowditch e Buono (1992, p.80), “a comunicação é um dosprocessos fundamentais, que constitui a base para quase todas as atividades nas organizações”. As organizações são mantidas através das trocas de informações, e através dos relacionamentos das pessoas, sejam no âmbito interno ou externo. Segundo Chiavenato (2003, p.109), “a comunicação envolve transações entre pessoas”. Não há organização que não tenham comunicação, no entanto, algumas trabalham esseprocesso como parte fundamental para o seu sucesso. Mesmo nas instituições militares, onde a hierarquia e a disciplina são à base da instituição, a comunicação é importante, tendo em vista que o serviço policial militar é considerado essencial, sendo prestado diretamente à sociedade onde à aplicação desse serviço é feito sempre no mínimo com dois envolvidos. O sucesso do serviço policial militardepende muito da sintonia de seus membros, no entanto, essa sintonia só será possível se a comunicação for trabalhada de maneira transparente e confiável. Esse projeto divide-se em seis capítulos, onde a construção ordenada dos mesmos propiciará ao pesquisador responder o objetivo geral. O capitulo um é a introdução. Neste capitulo é feito uma abordagem geral do assunto, bem como a definição daproblemática e, a construção do objetivo geral e os objetivos específicos. O capitulo dois é à parte da revisão literária. Este capítulo se divide em seis seções: comunicação, elementos da comunicação, comunicação vertical; comunicação horizontal; barreiras à comunicação e feedback. Todas essas seções são abordadas sobre o ponto de vista de vários autores, que funcionará como base para a construçãodo projeto. O capitulo três é a caracterização da organização. Neste a organização é apresentada com base nos dados extraídos do próprio banco de dados da organização, onde são elencados o efetivo, os departamentos e dados históricos, como dada de criação, primeiro comandante etc.

7

O capítulo quatro refere-se aos procedimentos metodológicos. Neste são definidos o delineamento da pesquisa,as técnicas utilizadas para o levantamento de informações sobre o tema abordado, bem como a maneira como os dados serão tabulados e analisados. O capítulo cinco descreve o cronograma de atividades. Neste são apresentados todas as atividades necessárias à realização do projeto, bem como as dadas as datas em que essas atividades serão realizadas. O capítulo seis apresenta o orçamento. Neste sãoexpostos os itens, bem como os valores financeiros de cada um, gasto na construção do projeto. Como apresentado acima o projeto constitui-se de seis capítulos, no entanto, a sintonia e a coerência dos mesmos, é que dará ao pesquisador, condições de no final responder o objetivo geral.

1.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS Há muito se fala em comunicação, no entanto, por muito tempo ela foi trabalhada de maneiraerrada e, muitos gestores não davam o devido valor a esse processo, o que dificultava a interação entre funcionários e o bom andamento dos processos organizacionais. Ao longo dos anos o assunto foi ganhando importância dentro das faculdades e conseqüentemente dentro das organizações, muitas empresas visualizaram na comunicação eficaz uma forma de competitividade e passaram a investir nosfuncionários como forma de melhorá-la. Hoje em pleno século XXI, a comunicação eficaz embora bastante pregada, continua sendo de suma importância para qualquer organização atingir seus objetivos, não tem como uma empresa crescer e possuir uma equipe bem entrosada sem que o processo de comunicação seja bem definido e bem trabalhado. O século que estamos vivendo é denominado de era da informaçao, a todo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação na negociação
  • Comunicação e negociação
  • Comunicação e Negociação
  • Comunicação e negociação
  • Comunicação na negociação
  • Comunicação e Negociação
  • A importância da comunicação na negociação
  • Aula comunicação na negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!