Comunicação não verbal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestos

Movimento do corpo que serve para comunicar, envolvendo movimento da cabeça e das mãos.

Há várias formas de gestos, mas as mais importantes são: gestos espontâneos e gestos emblemáticos.Emblemáticos (com um significado especifico e ocorre sem discurso. Ex: cumprimento budista, “vem cá”)

Gestos espontâneos (2 e 3)

São feitos em sincronia com o discurso e são geralmente feitoscom as mãos e com a cabeça. Quando necessário é feito com qualquer parte do corpo(ex:apontar com o pé quando as mãos estão cheias).

Gostos reforçam uma mensagem (acredita-se que tanto os gestoscomo fala vêem da mesma linha de concepção)

Gestos espontâneos podem ser complementares suplementares ou contrastivos com o discurso reforçando o discurso, adicionando informação ou comunicarinformação contraditória(ou ligeiramente diferente).

Segundo McNeill existem 5 categorias de gestos espontâneos:

• Ritmados - dá ênfase a partes de discurso, frases, palavras . São movimentos de 2fases (cima/baixo, direita/esquerda) que fazem a ligação de uma frase para a outra(ex.up to down) sendo o ponto de ênfase. Utiliza todo o corpo especialmente cabeça e mãos, sendo que movimentosadicionais dá mais ênfase.

• Dêitico – São gestos demonstrativos ou direccionais, usando geralmente a cabeça e os dedos. Pode-se referir a objectos concretos ou abstratos (no sentido de se referiora onde um objecto estava antes) (ex: cartoon , que envolva 2 pessoas as pessoas referem uma aérea para um cartoon e outra para outro)

• Coesivo – servem para juntar, de acordo com o tema,partes do discurso que se encontrem temporariamente separadas.(ex: listagem de itens) Consiste na repetição de um gesto especifico e por isso requer o uso de outras formas de gestos (ex ritmados).

•Metafórico – mundo mental em que se fala de objectos abstractos como se fosse físico (ex: tive esta ideia brilhante e fazer mão em concha)

• Icónico – Cada gesto tenta retratar alguns...
tracking img