Comunicação interpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Abordaremos nesse trabalho, a evolução da comunicação interpessoal no meio organizacional, as melhorias e facilidades, seu progresso que passou por diversas etapas sendo elas:
Comunicação Interpessoal, Comunicação de Elite, Comunicação de Massa, Comunicação Individual, Comunicação em Ambiente Virtual.
Entendendo os conceitos de cada tipo de comunicação, buscamos chegar á conclusão dasmelhorias existentes nos dias de hoje e as que surgirão futuramente.
E como identificar em diversas situações do cotidiano, oportunidades para usar a comunicação a favor da empresa, como ferramenta para resolução de problemas e possibilidade de crescimento.



INTRODUÇÃO

Da comunicação interpessoal à comunicação em ambiente virtual
As relações humanas sustentam a própria vida. Quem vivese relaciona. A dinâmica relacional sustenta o relacionamento em diferentes dimensões.
A melhoria do relacionamento interpessoal no ambiente profissional, depende do grau de autoconhecimento que cada um dos integrantes do grupo de trabalho tem de si mesmo.
O Programa de DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL proporciona vivenciar e desenvolver aspectos importantes na esfera do Relacionamento Humano nosdiferentes níveis da dinâmica organizacional, favorecendo o diagnóstico dos comportamentos que interferem na qualidade das relações.
Investir na mudança de comportamentos e atitudes garantirá melhoria das relações no trabalho, promovendo maior qualidade no plano pessoal e profissional, e consequentemente melhores resultados organizacionais.
A abordagem histórica constitui uma das formas paramelhor se compreender o desenvolvimento da relação do homem com a COMUNICAÇÃO, desde os tempos antigos até agora e de agora á futuramente. Partimos, assim duma selecção das principais invenções mediáticas no decurso dos tempos (do homo loquens e pictor" ao "homo digital") para determinar os episódios marcantes do processo de comunicação (da comunicação interpessoal à comunicação virtual).
A históriada comunicação segundo Cloutier (1975) divide-se em comunicação interpessoal, de elite, de massa e individual e ainda um quinto episódio que começa a marcar o tempo actual: a comunicação em ambiente virtual.

Comunicação Interpessoal
Inicia-se quando o homem utiliza os meios apresentativos - os gestos e a voz - para se expressar. É muito difícil estabelecer com exactidão quando surgiu a primeiraintenção de comunicação humana. Os primeiros sons do homem imitavam os rugidos gerados pelo ambiente, sons onomatopeicos. O homo sapiens tornar-se-ia no homo loquens, inventando uma linguagem para exteriorizar as suas necessidades, as suas ideias e os seus desejos, diferenciando-se dos animais pela utilização de um sistema de comunicação progressivo e aberto que pode transmitir-se e enriquecer-sede geração em geração.
No período em questão não existiam ainda suportes materiais para a comunicação. A exteriorização pelo gesto e pela palavra necessita da presença de todos os interlocutores num mesmo espaço e momento.
O homem desenvolve a capacidade de produzir representações icónicas, dando origem ao homo pictor; fruto de uma habilidade intelectual e manual. O homo pictor elabora técnicase suportes diversos, embora utilize preferencialmente o muro das cavernas; no entanto existem réplicas simbólicas das cenas visuais do seu mundo circundante ou ideocenas presentes na sua imaginação. Esta comunicação simbólica pronunciava o advento da escrita dando origem à comunicação de elite.
Comunicação de Elite
A escrita, no sentido estrito do conceito como tecnologia que mudou eimpulsionou a actividade intelectual do homem moderno, representa uma invenção muito tardia na história da humanidade.
O aparecimento da escrita permite uma configuração comunicativa radicalmente nova. A sua linguagem constitui-se mediante regras gramaticais, exigindo uma aprendizagem especial, um conhecimento especializado. É um saber que não pertence a todos. Estabelece-se, assim, contrariamente à...