Comunicação interpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1697 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunicação Interpessoal

O que é Comunicação?

“A comunicação está presente em praticamente todos os processos da vida do homem, desde uma conversa até gestos e sinais” (BODERNAVE, 2004), Segundo Stephen (2003), nesse processo, envolve-se a transferência de significado de uma pessoa para a outra, para que tal processo seja eficaz é necessário que haja entendimento na transmissão das idéias.Assim, existe duas extremidades na comunicabilidade, o emissor que transmite a mensagem e o receptor que a recebe e compreende.

Processo de comunicação

No processo de comunicação envolve todas as partes necessárias para que haja troca de informações.
Entre as duas extremidades citadas acima, encontra-se o canal de transmissão que compreende o modo com que a mensagem ou idéia serátransmitida, a codificação diz respeito à transformação da mensagem em forma simbólica, a mensagem é o que se pretende passar ao receptor e por fim o feedback que é o retorno da mensagem enviada. “Uma forma pela qual os transmissores e receptores eliminam a imprecisão da comunicação é por meio do feedback.”(SCHERMERHON, HUNT & OSBORN, 2003).
Os problemas envolvendo a comunicação advêm de acordo comStephen (2003), do potencial os elementos do processo têm em gerar distorções. Qualquer que seja a falha no processo comprometerá seu resultado final.

Canais de Comunicação

A mensagem codificada pode ser representada por palavras escritas e/ou faladas, gestos, sinais, figuras e até mesmo linguagem corporal (facial, postura, etc.). Os canais que permitem essa comunicação podem ser face a faceou através de meios eletrônicos, cartas ou relatórios escritos e etc.
Esses meios de comunicação variam de acordo com as necessidades e a conveniência da situação (formal ou informal) e do efeito desejado. Os meios considerados mais ricos são aqueles usados para informações mais complexas e que requerem maior atenção, como exemplo, temos a comunicação face a face ou o telefone, usados parainformações mais complexas e que requerem maior atenção.
Quando uma mensagem e recebida pelo receptor, este deve interpretá-la a fim de obter algum resultado. Essa interpretação sofre influências de acordo com o ambiente em que o processo está inserido, e é geralmente modificado por este ambiente.
Conforme Dubrin (2003), as redes interpessoais são desenvolvidas tanto por canais formais como tambéminformais, estes por sua vez são desenvolvidas a partir dos relacionamentos interpessoais, são portanto emergentes e seguem a cadeia do processo de comunicação paralelamente ultrapassando até mesmo os níveis dessa cadeia. Esses canais informais podem ser exemplificados numa organização pela amizade, e negativamente representados pelos boatos que transformam as informações em dados incorretos,criando assim, rumores e fofocas.

Funções da Comunicação

De acordo com Wagner e Hollenbrek (2004), a comunicação possui quatro funções básicas: controle, motivação, expressão emocional e informação.
A comunicação age no controle quando é necessário que haja uma adequação no comportamento de certa pessoa ou de algum grupo, ou seja, funciona como um disciplinador na conduta, estabelecendoregras e normas.
A comunicação facilita a motivação como forma de integrar mais as pessoas. Numa empresa, por exemplo, é uma maneira de esclarecer as tarefas, avaliar a qualidade do seu desempenho e orientar sobre o que fazer para melhorá-lo.
Quando há uma boa troca de informações, a interação é maior estabelecendo uma maior comunicabilidade e com qualidade. É dessa forma que um funcionário podedemonstrar suas insatisfações, contribuir para o crescimento não só profissional e pessoal como da própria empresa. Esse tipo de comunicação é a expressão emocional.
Por fim, a informação é uma das mais importantes formas de comunicação, especialmente dentro de uma organização. Pois com a troca de informações, há maior probabilidade de tomar decisões corretas.


A importância da comunicação...
tracking img