Comunicação interpessoal como instrumento que viabiliza a qualidade da consulta de enfermagem ginecológica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo 5

Comunicação interpessoal como instrumento que viabiliza a qualidade da consulta de enfermagem ginecológica


Autores:
Carla Araujo Bastos Teixeira
Raimunda Magalhães da Silva
MariaSocorro Pereira Rodrigues
Andrea Gomes Linard
Maria Albertina Rocha Diógenes
Francisco Antonio da Cruz Mendonça


A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para que uma consulta deenfermagem seja bem realizada, um dialogo que pode criar um vinculo intimo , um bom ambiente para receber os pacientes , a importância da atenção dobrada com a saúde feminina .Tendo em vista que acomunicação está presente no cotidiano do enfermeiro, é fundamental seu aperfeiçoamento na relação interpessoal com o usuário. Neste estudo questionam-se os seguintes aspectos: O enfermeiro, em suaatuação na ação interativa, procura desenvolver credibilidade junto à usuária? O enfermeiro planeja situações adequadas para a ocorrência de uma comunicação verbal e não-verbal eficiente com ausuária durante a consulta?
Existe uma intenção de detectar interferências no processo de comunicação interpessoal entre profissional-usuária? A busca por uma compreensão para essas questões demandapesquisas com ênfase na prática comunicativa durante o cuidado de enfermagem o qual requer conhecimento aprofundado do falante e ouvinte (HABERMAS, 1996).
O acolhimento na consulta de enfermagem deveser o ponto de partida para o cuidado integral e longitudinal, com vista a atender as complexas necessidades de saúde dos usuários que, muitas vezes, não se restringem ao plano biológico. No âmbitopolítico, há necessidade de agregar valores aos serviços de saúde que busquem indicadores para o funcionamento adequado das consultas e a qualificação permanente dos profissionais. No âmbito da formaçãode recursos humanos, recomendam-se modificações estruturais nos currículos de graduação com ampliação dos conteúdos teóricos e práticos voltados para a comunicação interpessoal.
O mundo dos...
tracking img