INTRODUÇÃO
Hoje, apesar de termos muitas formas de obter informações e conhecimentos, nem sempre estamos nos comunicando. Existe uma grande diferença entre comunicação e informação. Nas empresas nãosão diferente. Muitas informações acabam sendo produzidas, e acaba gerando impacto na vida dos funcionários, mas nem causam geram mudanças nas suas atitudes. Outras informações sequer chegam aosverdadeiros destinatários porque um gestor não identificou a essência comunicativa de determinado fato. Daí o valor da comunicação interna numa organização.
Deve ficar claro, portanto, que a ComunicaçãoInterna não se restringe à chamada comunicação descendente, aquela que flui da direção para os empregados, mas inclui, obrigatoriamente, a comunicação horizontal (entre os segmentos deste públicointerno) e a comunicação ascendente, que estabelece o feed-back e instaura uma efetiva comunicação.
Nas organizações em que se pratica apenas a comunicação descendente, talvez nem seja apropriadomesmo falar-se em comunicação, porque, como um processo, ela precisa realizar-se nos dois sentidos.
Tradicionalmente, a comunicação interna tem sido relegada a um segundo plano no planejamento decomunicação das empresas, órgãos ou entidades, certamente porque falta aos empresários e executivos a consciência de que a comunicação (na verdade, a boa comunicação - transparente, ágil, democrática eparticipativa) é vital para o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações.
É um equívoco imaginar que a comunicação interna se restringe à circulação periódica de um jornal para os funcionários,mesmo porque os jornais empresariais, com raras exceções, têm uma pauta acentuadamente burocrática e não incluem, necessariamente, os empregados como sujeitos ativos do seu processo de produção.
Nosúltimos anos, em função do esforço para aumento da produtividade e da qualidade, a comunicação interna tem sido mais valorizada nas empresas, mas é preciso ainda derrubar uma série de tabus e,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Comunicação interna. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comunica%C3%A7%C3%A3o-Interna/234741.html

MLA

"Comunicação interna" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comunica%C3%A7%C3%A3o-Interna/234741.html>.

MLA 7

"Comunicação interna." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comunica%C3%A7%C3%A3o-Interna/234741.html>.

CHICAGO

"Comunicação interna." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comunica%C3%A7%C3%A3o-Interna/234741.html.