Comunicação interna e externa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EXTERNA E INTERNA
– PARA O SUCESSO DA ORGANIZAÇÃO.

RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar a avaliação da importância da Comunicação externa e Interna para o sucesso das organizações. A comunicação Integrada assume cada vez mais uma intensidade global, nos compelindo a gerar e repassar informações de nível corporativo paraos diversos públicos com que a empresa se relaciona, a começar pela imprensa, passando pela comunidade, clientes, demais parceiros da cadeia produtiva e da própria organização empresarial, principalmente funcionários.
Assim como a opinião do público externo é importante para organização e é trabalhada pela comunicação externa, a opinião do público interno tem grande influêncianas opiniões e perspectivas do público externo, do consumidor em geral.
Partindo desse princípio, as empresas cada vez mais têm investido no endomarketing como uma estratégia de Recursos Humanos, as necessidades do mercado, as estratégias que antes eram focadas nas vendas, voltaram-se para o cliente e serviços ofertados com excelência e o primeiro cliente a ser conquistado é ocliente interno.
Palavras-chave: Comunicação Integrada, Comunicação Externa, Comunicação Interna, Endomarketing, público externo, público interno, cliente interno.



1. Introdução
Curvello (2003, p.122) afirma que “... as imposições de um mercado em mutação constante exigiram uma atuação conjunta e eficaz dos profissionais, para oferecer às organizações instrumentos querealmente pudessem atender à demanda social por informação.” Encontrar meios que satisfaçam as necessidades dos consumidores e dos diversos públicos, é um desafio para os gestores da atualidade.
De acordo com Faria (1996, p. 97) “Mudou o mundo, mudaram os países, muda a sociedade, mudamos nós. Este processo de mudança permanente interfere no relacionamento entre pessoas, organizações eestados. Analisando do prisma de um processo evolutivo, vamos observar que os avanços tecnológicos excitam a política da globalização e esta exige um sistema de comunicação entre pessoas, grupos e organizações, mais dinâmica, ágil, eficiente e eficaz”.
O conceito de Comunicação Integrada em Marketing surgiu na década de 80, quando algumas empresas começaram a sentir umanecessidade de desenvolver estratégias para integrar suas ferramentas de comunicação. Contudo, é no final dos anos 90 que ela começa a ganhar força, juntamente com o processo de globalização, que traz como decorrência mudanças no comportamento social e de consumo da população, bem como um maior nível de competitividade entre as empresas. Hoje, o desafio para as empresas e agências de comunicaçãoé saber como sobressair nesse cenário e fixar sua mensagem na mente dos clientes. As ações de Comunicação Integrada devem ser empregadas em todas as circunstâncias de comunicação e não somente nos casos de formação de imagem de marca, pois com o uso de uma só ferramenta de comunicação em mercados altamente competitivos e com excesso de informações, qualquer esforço isolado decomunicação pode ser diluído e ter seu efeito comprometido.
A comunicação externa é uma poderosa ferramenta para a empresa dialogar com a sociedade, dar satisfação de seus atos e conhecer expectativas. É um instrumento fundamental para construir e solidificar a imagem empresarial.
A comunicação interna tem um papel fundamental na criação da cultura colaborativa. Uma boacomunicação em uma empresa define objetivos claros, busca recursos humanos adequados às tarefas a serem executadas, empenha-se na motivação das pessoas, busca e compartilha as estratégias mais adequadas para atingir os fins visados e, ainda, avalia e divide resultados.
Neste contexto surge o ENDOMARKETING um elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado. A confiança do...
tracking img