Comunicação intercultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunicação intercultural nas organizações
quarta-feira, 27 de abril de 2011 Postado por Thaís Simões

Nos últimos anos, não se ouve falar em outra coisa: o avanço da globalização. Para acompanhar as tendências de mercado e fortalecer sua imagem, as grandes empresas resolveram se expandir e criar filiais ao redor do mundo. E um dos fatores que tornam essa expansão vitoriosa é o implemento dacomunicação intercultural nas organizações.
É extremamente importante que uma empresa internacional incentive seu público interno a tomar conhecimento dos costumes, cultura, e idioma do país de origem da organização, e que principalmente, o oriente a respeitar essas diferenças culturais. Isso facilita o alinhamento do discurso empresarial e aproxima o colaborador dos seus princípiosorganizacionais. Dessa forma, a empresa passa a ser respeitada no cenário internacional.
Além de fortalecer a relação funcionário-empresa, uma comunicação intercultural bem elaborada possibilita o intercâmbio dos colaboradores nas filiais que a empresa tiver ao redor do mundo. Quando o colaborador da filial brasileira chegar à filial norte-americana, por exemplo, e estiver bem instruído e integrado aoscostumes locais, terá mais chances de bom relacionamento e até de exercer melhor seu trabalho. Caso contrário, essa barreira cultural pode prejudicar consideravelmente o processo de negociação, como podemos ver nos tópicos da jornalista Karin Villatore para um artigo no site do Convicom:
As principais barreiras ao sucesso de processo de negociação:

a) Diferenças na percepção sensorial lógica -equívocos na interpretação das atitudes de cada negociador podem levar ao fracasso do processo. Em negociações internacionais, discussões são freqüentemente prejudicadas porque as parte usam tipos distintos de lógica, tanto para a tomada de decisão, quanto para a interpretação de códigos de comunicação;

b) Diferenças em prioridades na tomada de decisões - pessoas provenientes de culturas diferentestendem a priorizar diferentes aspectos de um acordo. Desenvolver habilidades como a sensibilidade, a atenção aos detalhes e a percepção às pequenas variações no comportamento das pessoas são requisitos importantes para administradores que estão trabalhando em ambientes culturais diversos do seu

c) Diferenças no uso e no entendimento de códigos de comunicação - embora a língua seja uma dasformas de expressão cultural, sabe-se que a estrutura de funcionamento da cultura é muito mais complexa.

Basicamente, a comunicação interna está diretamente relacionada com a comunicação intercultural, já que as duas têm um objetivo comum: unificar a comunicação seja dentro de uma filial da empresa, entre as suas filiais espalhadas pelo planeta.http://tendenciasnaci.blogspot.com/2011/04/comunicacao-intercultural-nas.html

Comunicação Intercultural
 
A preocupação com a área de comunicação nas empresas cresce constantemente. Para aquelas que pretendem se expandir e ter filiais em outros países, essa preocupação é ainda maior, pois devem levar em conta a cultura e as peculiaridades dos costumes dos países onde pretendem instalar suas operações. Torna-se, portanto, necessário aelaboração de um programa de comunicação que respeite as diferenças culturais para que a empresa seja bem aceita e respeitada onde se instalar no exterior.
A comunicação intercultural já está presente em muitas empresas como: Camargo Corrêa, Vale do Rio Doce, Vivo, Natura, Petrobrás entre outras que pretendem expandir-se no mercado internacional.
Não se adota mais o método de se manter uma comunicaçãoespecífica em cada unidade no exterior, sem integração com as demais unidades da organização.
O programa de comunicação a ser hoje implantado deve ser de caráter global, capaz de unificar a comunicação entre todas as unidades da empresa no mundo. Na maioria das vezes, essa comunicação é realizada por meio de teleconferências das quais participam todas as unidades da empresa em datas devidamente...
tracking img