Comunicação humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Comunicação Humana

A atividade de comunicação é uma constante em qualquer escala da vida animal. A amplitude da atividade comunicativa talvez esteja ligada aos meios de que uma espécie dispõepara sobrevivência. Alguns possuem um código nitidamente delimitado. Porém é na espécie humana que a comunicação atinge o seu mais alto grau de complexidade e eficiência. Todo ato de comunicação estásempre ligado a uma intenção clara e previamente definida. Dessa intencionalidade resultam os seus vários modos de significar (multimodalidade). Desta forma a linguagem pode ser usada para veicularqualquer conteúdo significativo.
São usados os mais variados meios para a comunicação, mas à diferença de outros animais, os homens se servem de tantos meios quanto for possível para entrar em contatoum com o outro. A essas formas de comunicação costumamos dar o nome de linguagem. Esse termo se aplica àquela aptidão humana de associar a voz para transmitir um conteúdo significativo que possainteragir com outro indivíduo na sociedade, mas não apenas isto, ela serve para receber e reagir a essa comunicação.
Linguagem também é símbolo: ou seja, ela trabalha com elementos que representam arealidade, sem, contudo, ter uma relação real com essa realidade. Sendo assim, não podemos passar nenhuma realidade externa ou interna para o universo liguístico sem a simbolização. Esse processo écompletamente arbitrário, pois confere a linguagem maleabilidade e incontáveis possibilidades de ação e interação que não estão presentes em outros códigos. Isso se deve, justamente, a falta de relação dosignificado com o significante.
Além de simbólica, podemos dizer que podemos dizer que a linguagem humana é articulada. Esta articulação pode ser dividida em etapas, sendo que a primeira delas é aunidade mórfica e a segunda é a unidade fônica. Mas ao analisar mais profundamente este conceito percebe-se que não há apenas duas articulações, pois as unidades de um nível se combinam para formar o...
tracking img