Comunicação escrita

Páginas: 6 (1288 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
COMUNICAÇÃO ESCRITA

Até meados do século XV a comunicação escrita, através de cartas, panfletos e livros, já era uma prática social bem estabelecida de há, pelo menos, dois mil anos.
O objetivo maior da comunicação escrita (a sua finalidade) é dizer algo que se julga importante a um interlocutor (numa carta) ou a muitos (em panfletos e livros, entre outros).
As tecnologias que viabilizaram acomunicação escrita foram, originalmente, a própria linguagem escrita (que é uma tecnologia intangível) e o papiro, o pergaminho, as tintas e os pincéis (que eram tecnologias tangíveis). Tudo era feito à mão e nada era mecanizado ou automatizado.
Por volta de 1450 Gutenberg inventou a prensa de tipos móveis. De repente, uma nova tecnologia (um novo meio) tornou possível imprimir milhares decópias idênticas de panfletos e livros. Antes do final do século XVI já havia, literalmente, milhões de livros impressos esparramados pelo mundo ocidental.
Foi apenas uma mudança na tecnologia, nos meios - os fins continuaram os mesmos. Mas ela provocou uma revolução. Há consenso, hoje, de que o protestantismo, a ciência experimental e os estados, que hoje são parte essencial do cenário em quevivemos, pelo menos no Ocidente, dificilmente teriam surgido e se desenvolvido tão rapidamente sem o invento de Gutenberg.
Isso mostra-nos que mudanças nos meios podem produzir grandes transformações sociais, econômicas, políticas e, naturalmente, culturais.
Houve mudança significativa nos fins e nos métodos da educação em decorrência dessa nova tecnologia. A partir do século XV, começou a desgastar-seo ponto de vista de que o fim principal da educação escolar é transmitir informações, de um – para - um, ou de um – para - poucos, num contexto presencial. Com a invenção de Gutenberg tornou-se possível transmitir informações de um -para-milhares/milhões - e sem que o emissor e os receptores das informações enviadas estivessem num mesmo local. Essa invenção tornou a educação a distância viável -da mesma forma que tornou a auto-aprendizagem, através de livros, acessível a qualquer leitor (era preciso saber ler para se beneficiar da novidade!).
O que o livro fez no século XV e nos séculos seguintes, as novas tecnologias vão fazer em escala ainda muito maior nos dias de hoje. Com um componente adicional, que faltava ao livro: a comunicação interativa (quase) instantânea. A revoluçãocausada pelo livro nos séculos XV e seguintes deu-se sem que houvesse, naquela época, mecanismos eficientes para discussão entre os leitores, em grupo, dos materiais lidos. Hoje isso é possível, com e-mail e os grupos de discussão pela Internet.
Nesta era do fax, do computador e da Internet são inúmeros os processos das pessoas comunicarem-se de forma rápida e prática, para qualquer parte do mundo. Masa principal dificuldade enfrentada não está em como utilizar a tecnologia, uma vez que o domínio da informática é praticamente total, e sim em se fazer entender claramente tanto na linguagem falada como na escrita. Nilo é só o veículo que usamos para comunicar que conta, mas também a forma, o conteúdo e a linguagem que são utilizadas.
Às vezes, conforme o veículo utilizado, o documento redigidoe até as palavras e formas de tratamento usadas não são as mais indicadas para a situação. Seja um simples bilhete, um e-mail, ou um documento oficial, o fato é que nem sempre a linguagem corresponde à formalidade ou informalidade do assunto, ou a estrutura de texto escolhida é a mais adequada.
Tal como falar, escrever é um recurso que precisa ser aprendido e ambos estão intimamente ligados, poissão atividades que trabalham com a palavra. O fato de alguém saber ortografia, ou seja, saber escrever as palavras com pequeno número de erros, não significa que esteja pronto para escrever qualquer texto.
O treino é essencial para o bom desempenho da escrita. Todos os grandes escritores afirmam que a leitura é a base da arte de escrever. Ler é interpretar símbolos gráficos de maneira a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicação escrita
  • comunicação escrita
  • Comunicação Escrita
  • Comunicaçao escrita
  • Comunicação escrita
  • COMUNICAÇÃO DA ESCRITA
  • Comunicação Escrita
  • Comunicação escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!