Comunicação empresarial

Páginas: 10 (2490 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
OBJETIVO
 Leitura e interpretação de textos a partir de exercícios que exigem o uso correto da língua portuguesa para comunicação adequada e para estruturar pensamento próprio.
 Utilização dos padrões da norma culta; produção de textos coesos e coerentes, utilizando multifuncionalmente a escrita, com correção linguística e domínio das técnicas de redação.
ORIENTAÇÃO
 Segundo Platão eFiorin, texto é um todo organizado de sentido e é um objeto integralmente linguístico e integralmente histórico.
 Com base na afirmação e consultando a bibliografia indicada, responda às questões de 1 a 25.
 Produza um parágrafo dissertativo e responda a questão proposta.
DESCRIÇÃO BASEADO NO LIVRO TEXTO
Platão SAVIOLI, Francisco; FIORIN, José Luiz. Lições de Texto: leitura e redação. 5 ed. SãoPaulo: Ática, 2006
ATIVIDADE PROPOSTA
 O aluno deverá consultar o livro texto, conforme referência bibliográfica, para realizar seu portfólio.
 Leia as questões com a máxima atenção antes de respondê-las.
 Uma parte dos exercícios está em forma de teste (1 a 25), a outra parte é uma produção textual, seguida de uma questão que deverá ser respondida.
 Postar no portal apenas: a capa dotrabalho (padrão), a folha de respostas (de 1 a 30) e a questão dissertativa.
QUESTÔES
Para todas as questões (de 1 a 30), escreva certo (C) ou errado (E)
É essencial que as autoridades revejam as providências referentes ao tratamento e à custódia de todos os presos, a fim de assegurar que os mesmos sejam tratados com humanidade e em conformidade com a legislação brasileira e o conjunto deprincípios da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre proteção de todo indivíduo sob qualquer forma de detenção ou reclusão, as regras mínimas da ONU sobre o tratamento de prisioneiros e o artigo 10 do Acordo Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos (ICCPR), que reza que todo indivíduo privado de liberdade deve ser tratado com humanidade e respeito pela dignidade inerente à pessoa humana.Anistia Internacional. Tortura e maus-tratos no Brasil, 2001, p. 72 (com adaptações).
Tendo o texto acima por referência e considerando o tema por ele tratado, julgue os itens seguintes.
1. ( ) Como o texto se refere a várias ações, seria gramaticalmente correto substituir “É essencial” por “São essenciais”.
2. ( ) A eliminação do termo referencial “os mesmos” prejudicaria a coerência do texto.
3.( ) O verbo rezar tem várias acepções e a forma “reza” está sendo utilizada no texto com o sentido de: contém escrito, encerra, prescreve, preceitua, determina.
4. ( ) A expressão “dignidade inerente à pessoa humana” pode ser interpretada como: qualquer pessoa, pelo simples fato de se tratar de um ser humano, possui valor essencial e intrínseco que exige e merece respeito.
5. ( ) A leibrasileira, como a de quase todos os países, não aplica o conceito de direitos humanos a prisioneiros que tenham cometido crimes violentos.
6. ( ) Na tentativa de reverter os crescentes níveis de violência dos dias de hoje, o sistema penitenciário brasileiro está sendo modernizado e já é considerado modelo, uma vez que oferece altos níveis de segurança e conforto para os detentos.
Falar em direitoshumanos no Brasil é falar de lutas sociais que se desenrolam em uma sociedade que carrega marcas históricas de desmandos, violências, arbitrariedades, desigualdades e injustiças. Os resultados não poderiam ser outros, senão o quadro de violações aos direitos humanos que permeiam as relações sociais em praticamente toda a sociedade brasileira e que atingem com maior brutalidade as populaçõesempobrecidas e socialmente excluídas.
O importante avanço institucional que conquistamos 10 com o fim do ciclo totalitário, a redemocratização do país e a volta das instituições democráticas, não foi acompanhado de correspondente avanço no que se refere aos direitos 13 econômicos, sociais e culturais. Perpetuam-se no Brasil os modelos econômicos que aprofundam o escandaloso quadro de concentração de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação empresarial, comunicação institucional
  • Comunicação empresarial
  • Comunicação Empresarial
  • COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
  • comunicação empresarial
  • Comunicaçãõ empresarial
  • comunicacao empresarial
  • Comunicação Empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!