Comunicação empresarial

Páginas: 6 (1403 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2011
- Conceito de Com. Empresarial  Conjunto integrado de ações , estratégias, planos, políticas e produtos. Planejados e desenvolvidos por uma organização. Para estabelecer a relação permanente e sistemática com todos os seus públicos alvos.

-Responsabilidades  A Comunicação Empresarial integra e articula as Com. Institucionais e Mercadológicas; incorpora ações voltadas para funcionários,clientes, acionistas, imprensa, sindicatos, parlamentares, entidade e grupos organizados da comunidade e a sociedade em geral.
Ela não é somente realizada pelos profissionais de comunicação de uma organização, mas por todos aqueles que a integram. O relacionamento com os distintos públicos é realizado tanto pelos assessores de imprensa, pelas agências de propaganda ou de comunicação, como também pelasecretária, pela telefonista, pelos funcionários de maneira geral.

-Fragmentação (e suas implicações – difusas, contraditória, público externo x interno) x Integração ( orienta o relacionamento com o público de interesse)  As atividades de comunicação eram percebidas e desenvolvidas isoladamente: a edição de publicações empresariais, assessoria de imprensa, organização de eventos,publicidade, marketing, de maneira geral, eram assumidos por departamentos sem qualquer vinculação. Disso resultava u,a comunicação difusa,muitas vezes contraditória.
Por exemplo, uma comunicação interna marcada pelo autoritarismo, pelo desestímulo à participação e ao diálogo convivia com uma publicidade descontraída, que simulava uma empresa democrática e aberta.
A Com. Empresarial está evoluindo paraum processo integrado de relacionamento com os públicos de interesse (Stakeholders), de tal modo que uma empresa ou entidade moderna não pode prescindir dessa articulação.

-Cultura Empresarial A comunicação é o espelho da cultura empresarial e reflete os valores das organizações.
-O que é Com. Estratégica (vínculo/negócios/objetivos)  Na década de 90, a Com. Empresarial passou a serconsiderada estratégica paras as organizações; o que significa vinculada ao negócio. Passando a ser comandada por profissionais com uma visão abrangente, seja da comunicação, seja do mercado em que a empresa se insere.
A C.E passou a ser um processo integrado que orienta o relacionamento da empresa com seus públicos de interesse. Demandando planejamento, recursos, tecnologias e profissionais capacitadosde exercê-la.
Estimulou as empresas a criarem uma autêntica cultura de comunicação e atendimento, com a conseqüente valorização dos públicos internos e a adoção de atributos fundamentais, como a ética, a transparência, a agilidade e o exercício pleno da cidadania.
O planejamento deve ser centralizado e a empresa deve ser definida numa base política comum, com valores, princípios e diretrizesque se mantém íntegros e consensuais para as diversas formas de relacionamento com seus públicos de interessa.
O objetivo é aumentar a vantagem competitiva da empresa ante seus concorrentes e consolidar sua imagem/reputação ante a opinião pública.

-Novo Patamar (novas mídias e novo perfil de público)  A C.E tem se estruturado para usufruir das potencialidades das novas tecnologias, pararespaldar-se em bancos de dados inteligentes, para explorar a emergência das novas mídias e para maximizar a interface entre as empresas e a sociedade.
É preciso ainda incorporar a prática de pesquisa, de desenvolvimento de metodologias para mensurar resultados, o que permitirá a área atingir um novo patamar.
As empresas devem apoiar/patrocinar projetos de investigação que agreguem dados novos àteoria e à prática na área.
A C.E deve respaldar-se em bancos de dados inteligentes, em um conhecimento mais profundos de seus públicos de interesse, dos canais de comunicação e da própria mídia.
-Unidade (múltiplos canais e públicos) A comunicação de uma empresa se distribui por várias ações ou estratégias, a partir de um número de veículos ou canais, e reporta-se a um conjunto diversificado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação empresarial, comunicação institucional
  • Comunicação empresarial
  • Comunicação Empresarial
  • COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
  • comunicação empresarial
  • Comunicaçãõ empresarial
  • comunicacao empresarial
  • Comunicação Empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!