Comunicação empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunicação Empresarial, uma ferramenta estratégica.

Índice

1 Breve histórico da Comunicação Empresarial
2 A Comunicação como Estratégia de Gestão
Comunicação Empresarial VS Processo de Marketing.
Decisões fundamentais.
Decisões de Implementações.
Desafios e mudanças.
Ferramentas da Comunicação Empresarial.
3 Referências Bibliográficas.

“Se você não faz parte da solução,então faz parte do problema. Neste caso você não tem nada a contribuir, só a atrapalhar e confundir. É esta a imagem que você quer deixar em sua vida?”
Ernesto Berg

Este trabalho pretende discutir o que é comunicação empresarial e sua importância para o sucesso das empresas contemporâneas. A táctica à estratégia uma importante ferramenta de marketing.

1 Breve histórico da
ComunicaçãoEmpresarial

No início do século XX ocorreram as primeiras acções de Comunicação Empresarial
Jornalista e Professora de Jornalismo do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), pós graduada em Gestão Estratégica de Marketing, mestrado em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nos Estados Unidos. Em 1906, o jornalista Ivy Lee, que actuava em Nova Iorque, decidiu deixara profissão de lado para montar o primeiro escritório de Relações Públicas (RP) de que se tem notícia (Amaral, 1999). Mas a decisão de Lee foi baseada em um bom motivo, que lhe garantiria fama e história. O objectivo era concentrar esforços para recuperar a credibilidade do empresário John D. Rockfeller, acusado de combater impiedosamente as pequenas e médias organizações. A saga de Rockfeller embusca do lucro a qualquer preço – modelo praticamente inaceitável décadas mais tarde – havia se transformado em uma ameaça à sua reputação. A ideia de Lee era garantir a publicação de notícias empresariais nos espaços editoriais, deixando de lado o já tradicional espaço publicitário comprado por grande parte das empresas. Mas como seria possível convencer a imprensa sobre a novidade?
Ojornalista, de acordo com Cláudio Amaral (1999), teria adoptado uma carta de princípios, que pode ser considerada actual até hoje, ainda que não seja mencionada na relação entre os jornalistas e os assessores de imprensa: Este é não é um serviço de Assessoria secreto.

O trabalho para Rockfeller se transformou em case de sucesso – a imagem pública do cliente passou de “patrão sanguinário” a “benfeitor dahumanidade” não só pela divulgação de matérias na imprensa, mas por uma série de acções e atitudes traçadas por Lee que vão desde a dispensa de guarda-costas para transitar pelas ruas até a colaboração com o Congresso Americano na apuração de denúncias contra ele próprio e, por fim, a criação de fundações de interesse público. Aliás, a inauguração da Fundação Rockfeller foi um dos primeiros passosrumo a um caminho que tem se tornado inevitável nas organizações, a cidadania corporativa.

2.1 Conceitos
È conjunto de métodos e técnicas de comunicação dentro da empresa dirigida ao publico interno (funcionários) e ao publico externo (clientes, fornecedores, consumidores, etc.)

“Se você não faz parte da solução, então faz parte do problema. Neste caso você não tem nada a contribuir, só aatrapalhar e confundir. É esta a imagem que você quer deixar em sua vida?”
Ernesto Berg

A cultura é a soma das crenças aprendidas, dos valores e costumes que regulam o comportamento dos membros de uma determinada sociedade.

Valores são considerados como os alicerces do para comportamento, moldam-no. Os investigadores, no entanto, não conseguem identificar ou assumir uma Posição consensualsobre um conjunto de valores nucleares em diversas sociedades.

Stakeholder designa uma pessoa, grupo ou entidade com legítimos interesses nas acções e no desempenho de uma organização e cujas decisões e actuações possam afectar, directa ou indirectamente, essa outra organização.

Estão incluídos nos stackeholders os funcionários, gestores, proprietários, fornecedores, clientes, credores,...
tracking img