Comunicação empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA IDEAL GRÁTIS

CARTA COMERCIAL

Danielle Pinheiro Pina

2011
REDAÇÃO EMPRESARIAL

O presente trabalho tem como objetivo tratar de técnicas de redação empresarial aprimorando e desenvolvendo o conhecimento adquirido no curso de Cartas Comerciais e em geral é discutido a importância da comunicação nas empresas.
“a comunicação está presente em todas asformas de organização conhecidas na natureza, tanto que se pode afirmar que a única maneira de haver organização é através da comunicação”.
Maria Schuler, em Comunicação Estratégica (2004, p.11)

A Comunicação nas Empresas

Escrever é comunicar-se. Escrevemos para comunicar alguma coisa a alguém. E o que significa comunicar-se? Pela própria etimologia da palavra,significa tornar comum uma informação, uma idéia, um projeto. Ora, se redigirmos um e-mail, um relatório, um memorando ou qualquer tipo de texto, queremos que outras pessoas compreendam e assimilem nossa mensagem; o que estamos querendo dizer. E como proceder para que essa meta se concretize? Inicialmente, todo texto precisa ser claro e objetivo, isto é, a mensagem  tem que ser facilmenteassimilada pelo leitor e deve ir direto ao ponto, sem assuntos periféricos que dificultam a compreensão.
É comum que as empresas estabeleçam canais de comunicação que proporcionam relacionamento agradável e eficaz entre seus colaboradores e clientes. A linguagem documental formal é comumente utilizada pela comunicação organizacional e constitui um dos elementos auxiliares em tomada de decisão,registro e coordenação sistemática de atividades, construção da realidade, identidade e planejamento das organizações. Porém alguns textos são considerados oriundos quanto à consistência da redação empresarial apresentando problemas de eficácia de comunicação, tais como: falta de coerência entre as frases, uso de termos técnicos desconhecidos pelo receptor, imprecisão vocabular, excesso deadjetivos e advérbios, entre outros.
Determinadas falhas seriam facilmente sanadas se não houvesse a indisposição quanto à aprendizagem de técnicas de comunicação oral e escrita.
O sucesso empresarial depende de um sistema de comunicação eficaz, tanto interno, quanto externo, pois seus objetivos e metas são cumpridos à medida que os processos eficientes de comunicação às impulsionam nadireção do que foi previamente estabelecido.
Para que uma mensagem se torne efetiva são necessários alguns requisitos: estar fisicamente ao alcance do receptor, ser compreendida por ele; poder ser por ele comprovada; e ser de alguma utilidade para o receptor.
A informação é indispensável ao administrador como base para atingir metas e para que possa descobrir e definir áreasproblemáticas que impedem a empresa de atingir seus objetivos. É por meio dela que são avaliados desempenhos individuais e coletivos, visto que a eficiência do trabalho em grupo depende de informações que permitem fazer ajustamentos necessários.

Processo de Comunicação

A comunicação é um processo de troca de mensagens. O sucesso ou o fracasso na comunicação não pode ser atribuído a um únicofator, uma vez que no processo de comunicação intervêm vários elementos básicos, como remetente (emissor), destinatário (receptor), canal (carta, e-mail, fax, etc), código (linguagem), referência (assunto) e a mensagem.
A Comunicação empresarial administrativa é a forma de comunicação que compreende conteúdos relativos ao cotidiano da administração, seja ela qual for. Atende às áreas deplanejamento e às estruturas técnico-normativas, e objetiva orientar, atualizar, ordenar o fluxo das atividades funcionais. Normas, instruções, memorandos, cartas, relatórios constituem uma fonte considerável de problemas e ruídos no interior das organizações. Um comunicador que não compreende bem a coisa a ser comunicada não pode elaborar comunicação eficaz. Normas excessivas geram ineficácia....
tracking img