Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos
Onésimo de Oliveira Cardoso

Introdução

O objetivo deste artigo é refletir sobre os limites da abordagem dacomunicação empresarial e analisá-los, sobre estratégia da comunicação num ambiente de incerteza e complexidade.
Desenvolveremos uma análise teórico-crítica com certa liberdade, por entendermos que aesfera metodológica não é um campo sagrado que gera uma verdade inquestionável.
Para se chegar a um nível compreensivo da construção social da realidade, recorre-se à interpretação, embora se saibaque a realidade como tal não depende dela para existir: ela existe com ou sem intérprete.
A informação e os processos de comunicação sempre estiveram presentes na evolução da estratégiasempresariais e na própria evolução das organizações. Por isso, hoje torna-se necessário entender a complexidade que envolve a informação e os processos comunicacionais na gestão estratégica das organizações.No âmbito dessas novas lógicas, salientamos exatamente a importância da informação e comunicação como instrumentos e processos poderosos para a realização das potencialidades estratégicas e para aampliação e integração das estruturas organizacionais. Isso significa que as organizações precisam repensar, complementar e aprimorar seus referencias teóricos e metodológicos tradicionais.
Pensar nacomunicação e na informação e como elementos das estratégias de gestão, no contexto contemporâneo, é um desafio que precisa ultrapassar as fórmulas superadas que estão comprometidas com aracionalidade instrumentalizada e o monopólio da verdade, para que se alcancem formas de colocar o ser humano em pauta, valorizando a capacidade criadora do indivíduo.

2. Comunicação empresarial: defasagense limites

Para se superar os limites da comunicação empresarial tradicional e dos enfoques instrumentais da comunicação organizacional, é necessário que se entenda a comunicação como um processo... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comunica%C3%A7%C3%A3o-Empresarial-Versus-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Organizacional-Novos/113596.html

MLA

"Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comunica%C3%A7%C3%A3o-Empresarial-Versus-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Organizacional-Novos/113596.html>.

MLA 7

"Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comunica%C3%A7%C3%A3o-Empresarial-Versus-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Organizacional-Novos/113596.html>.

CHICAGO

"Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comunica%C3%A7%C3%A3o-Empresarial-Versus-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Organizacional-Novos/113596.html.