Comunicação empresarial: estudo de caso sobre como a comunicação e a cultura organizacional ajudam a estreitar a relação da empresa com o funcionário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A assessoria de comunicação é um segmento do jornalismo que cresce no Brasil. São agências que estão ganhando o mercado e novos clientes. Porém, não existem somente as assessorias de imprensa, no qual profissionais publicam releases e cuidam da imagem do cliente, hoje um ramo mais voltado para a imagem interna das empresas, envolvendo funcionários, veem conquistando o mercado emtodo o mundo. Jornalistas e profissionais de comunicação estão sendo contratados para cuidar da visão da empresa, o que vem gerando um número significativo em contratações e principalmente qualidade nos materiais desenvolvidos nos últimos 15 anos.
A assessoria empresarial, assim como é conhecida, preocupa-se com a cultura organizacional e com a qualidade dos veículos internos e externos. Osprofissionais que atuam neste segmento cuidam da comunicação interna e externa, pensando na sustentabilidade do negócio.
Neste projeto de pesquisa será realizado um estudo de caso da empresa Nestlé, Unidade de serviços compartilhados (Nestlé Business Services Latin America) em Ribeirão Preto, que delimitou uma área de comunicação para cuidar dos assuntos de comunicação interna, externa e corporativos,e que hoje passa a colher os frutos plantados pelo trabalho realizado.
Serão mostrados os passos que a área de comunicação passou para que hoje ela seja reconhecida pela própria empresa em âmbito internacional. Quando falamos em passos, devemos mostrar os erros e os acertos que os profissionais tiveram, incluindo os erros e acertos que a empresa também teve.
Apontarei, também, como os meios decomunicação internos ajudam a esta empresa a estreitar as relações com os colaboradores, melhorando até mesmo o clima organizacional. Mensurarei o crescimento da satisfação destes colaboradores através de uma pesquisa de satisfação. Compararei os três anos para medir e destacar os números da evolução. É importante ressaltar que todas as ações, conforme poderá ser visto neste projeto, estãototalmente interligadas com a cultura organizacional, desde o comunicado para todos os funcionários até a realização de comitês de clima.
Para melhor entendimento e conhecimento geral, o clima organizacional positivo em uma empresa conta como um ponto estratégico importante. Por isso, a preocupação das empresas em atingirem a excelência nesse quesito e é por essa razão que será utilizado, além dosestudos comunicacionais, um estudo sobre o clima organizacional durante o projeto.

2. DESENVOLVIMENTO
No projeto será desenvolvido um estudo de caso sobre a Nestlé, Unidade Nestlé Business Services Latin America (NBS LATAM), no qual irei defender a ideia de que a uma comunicação bem estrutura e planejada pode melhorar o clima organizacional de uma empresa e ainda criar veículos internos desucesso.
Segundo Juarez Bahia (1995, p.09) “o que se denomina comunicação empresarial é, assim, o conjunto de modelos ou instrumentos de ação que a empresa utiliza para falar e se fazer ouvir.” Por essa razão que autores renomados da área defendem a ideia de que toda empresa de médio e grande porte deveriam implementar uma área de comunicação, até para o próprio bem da Companhia.
Com a inserção destaárea ou a contratação de uma pessoa responsável por isso, faz com que a empresa crie todas as ferramentas possíveis para deixar o colaborador mais informado e satisfeito por conhecer todo o processo da empresa, gerando melhora no clima organizacional e no rendimento do trabalho. Pesquisas mostram que quando o funcionário trabalha satisfeito, a produtividade dele pode aumentar (informação verbal) .Em todos os setores brasileiros e mundiais é preciso medir o clima organizacional. Para isso, empresários e gestores precisam ouvir seus funcionários, pois eles são a energia que move o local. É preciso, também, realizar de forma clara, uma comunicação para que eles ouçam as mensagens que a empresa precisa passar, pois só assim o “meio e a mensagem” têm uma direção efetiva. Lembrando que nem...
tracking img