Comunicação empresaria

Páginas: 9 (2006 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2010
MATÉRIA: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Aula 1:  A Importância da Comunicação Empresarial nas Organizações

A Comunicação Empresarial é um dos recursos mais importantes, para a obtenção do sucesso inter ou intra-organização.

Quantos ruídos, conflitos, maus negócios, desentendimentos, desperdícios de tempo,  dinheiro e oportunidades são gerados por conta da ausência de uma comunicação adequada?Por esta razão, a boa comunicação é no atual mercado um grande diferencial competitivo, estabelecendo a diferença marcante entre profissionais de sucesso e aqueles que se situam no lugar comum.

O marketing pessoal de um profissional de excelência passa pela forma com que ele se expressa, por escrito e oralmente.

Contudo, atualmente, não basta apenas deter as técnicas da escrita, énecessário muito mais que isso.
Dois aspectos tornam-se primordiais para que a comunicação ocorra dentro e fora das empresas de forma satisfatória.

1- Quem escreve ou fala deve adequar sua escrita  ou oralidade ao contexto, às situações da realidade social, com risco de criar a inadequação na interação entre os elementos da comunicação gerando Ruído Comunicativo.

2- Outro aspecto tão importante é ainfluência da tecnologia sobre o uso da palavra, determinando novas formas de comunicação, em que a palavra se mescla com outras linguagens para alcançar o êxito na expressão.

Assim, a adequação comunicativa de várias ordens deve fazer parte do dia-a-dia do profissional que atua nas empresas.

Tanto no aspecto vocabular, como na construção adequada das frases expressa-se a formalidade dacomunicação nas organizações.

1- A Teoria Comunicativa Clássica e a percepção da realidade (Contexto)
 
O teórico Roman Jakobson propôs a Teoria Clássica da Comunicação, demonstrando que seis elementos necessitam interagir de forma adequada, a fim de que se alcance êxito no ato comunicativo.

Hoje, alguns autores, como Ducrot (1987), apontam o elemento da comunicação Contexto comodeterminante da qualidade da expressão comunicativa. Na leitura do autor, perceber o contexto, a realidade social, com reflexão e análise levaria à eficácia maior na comunicação.

Para demonstrar a força do Contexto, da realidade em que se participa, sobre o ato comunicativo, o autor chega ao ponto de dizer que o Remetente ou Emissor não é o autor da mensagem a ser comunicada, pois ele só pode expressaraquilo que o contexto permite. Nesta lógica, o Contexto é o co-autor da mensagem, ou seja, fala-se não o que se deseja, mas sim o que o contexto permite e determina.

2- O Ruído Comunicativo

A má interação entre os elementos da comunicação chama-se Ruído, que  poderá gerar ausência de mensagem ou deturpação da mensagem. Por isso, é muito importante saber escolher bem os elementos queestarão em relação no ato da comunicação, percebendo, com clareza, a importância de cada um.

3- A Era da Tecnologia: articulação entre linguagens.
Qual a relação entre a Tecnologia e a Comunicação?  

O advento da alta tecnologia que avança em todas as direções da sociedade, provoca na comunicação em geral e, na empresarial especificamente, mudanças e novas relações entre a palavra eoutras linguagens.
 
Atualmente é muito difícil se presenciar uma reunião, uma palestra, uma assembleia, sem que haja um recurso tecnológico. Também, cada vez mais o computador se torna o grande canal comunicativo, por meio do qual as pessoas se comunicam umas com as outras. Assim, já que a imagem visual toma para si a grande força da comunicação, tendo em vista os recursos da tecnologia, cadavez mais a palavra necessita se articular com  a linguagem visual  e outros tipos de linguagem.

Outras linguagens: visual, gestual, auditiva, sonora etc.

EXERCÍCIOS
Observe a cena abaixo e identifique os elementos da comunicação que causaram a má compreensão do destinatário. Selecione suas respostas e clique em Ok

Na situação abaixo, qual é o canal físico comunicativo para que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação Empresaria
  • empresaria
  • Empresarias
  • Empresária
  • empresaria
  • Sociedades empresarias e não empresarias
  • SOCIEDADE EMPRESÁRIA
  • Finanças empresarias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!