Comunicação - embalagens

Páginas: 11 (2591 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
Universidade Feevale
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Administração

Gabriel Henrich
Jonas Gottschalk

FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
EMBALAGEM

DISCIPLINA DE ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

Novo Hamburgo
2011

Embalagem

As origens da embalagem remontam há mais de 10 mil anos atrás, aos nossos antepassados. Desde a altura, provavelmente, em que o homem foi confrontado coma necessidade de transportar e armazenar alimentos. As primeiras embalagens utilizadas foram os troncos de árvores, as conchas, os crânios de animais, as folhas de árvores ou os tecidos. É possível que uma das primeiras utilizações da embalagem tenha sido na pré-história, quando o homem começou a envolver carne crua em folhas de árvore. A necessidade de acondicionar surgiu,fundamentalmente, quando as tribos migravam e precisavam transportar consigo alimentos e água. Cestos fabricados com raízes, pequenos galhos e caules ou até vasos cerâmicos foram outros antepassados das atuais embalagens. O papel terá sido outro dos primeiros materiais de embalagem. Muito provavelmente pelos chineses antigos e juntamente com as cascas tratadas. Mais tarde os descobrimentos e as novasrotas marítimas impulsionaram o desenvolvimento de embalagens mais resistentes e com maior capacidade de conservação dos alimentos.

Foram identificadas três fases distintas da evolução da embalagem, de acordo com as características de seus materiais, que numa primeira fase, aproximadamente 4 mil a.C., caracteriza-se pelas embalagens naturais; numa segunda fase, até por volta de 1760 d.C.,ficam as embalagens artesanais confeccionadas de argila, vidro e fibras; e finalmente a terceira fase, que se estende até a atualidade, caracteriza-se pelas embalagens industriais, identificando a indústria farmacêutica que no início de 1740, já distribuía remédios para serem vendidos, como a provável pioneira na utilização da embalagem para consumo. A atividade humana em sua eterna busca peloaprimoramento tecnológico tem contribuído, ao longo da história, para descobertas de materiais adequados para o acondicionamento de alimentos como o vidro,largamente utilizado hoje. Este material foi descoberto, ao que se sabe por acaso, quando os Fenícios desembarcaram na Síria, no ano 5 mil a.C. Eles observaram que o efeito do calor do fogo sobre a soda e a areia formava uma placa dura, transparentee brilhante. Mas foram os egípcios que, por volta de 1500 a.C., industrializaram a produção deste material.

O processo de sopragem por tubo proporcionava ao vidro o formato dos moldes utilizados. A partir de 1880, iniciou-se o fabrico de garrafas, conforme alguns exemplos mostrados na figura 3. Isto levou à invenção, em 1884 da garrafa para transportar o leite, por um médico preocupadocom o transporte higiênico do alimento. Muitas máquinas foram desenvolvidas para a produção de vidro para abastecer o mercado de diversos alimentos, tornando-o um material de uso em larga escala na indústria alimentícia e de utensílios domésticos.

Definição conceito

A embalagem é um recipiente ou envoltura que armazena produtos temporariamente e serve principalmente para agruparunidades de um produto, com vista à sua manipulação, transporte ou armazenamento. Outras funções da embalagem são: proteger o conteúdo, informar sobre as condições de manipulação, exibir os requisitos legais como composição, ingredientes, etc e fazer promoção do produto através de gráficos. É o contenedor de um produto material, para configurar como embalagem tem que ter um produto dentro.Entretanto, para muitos profissionais de marketing, conforme Kotler (2000, p.440), a embalagem representa o quinto P dentro do composto de produto (do inglês packaging), juntamente com produto, preço, praça e promoção. Para algumas empresas a embalagem e a rotulagem são elementos de estratégia de produto. Além de ser uma ferramenta de marketing a embalagem é um instrumento de comunicação e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Embalagem como ferramenta de comunicação
  • Embalagens: design e comunicação
  • Arte e comunicação em embalagem
  • A embalagem como forma de comunicação e expressão
  • A embalagem como forma de comunicação e expressão
  • Embalagens
  • Embalagem
  • Embalagens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!