Comunicação em massa: sociedade, manipulação e homogeneização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunicação em Massa: Sociedade, Manipulação e Homogeneização.

Resumo

Este artigo busca analisar o papel da mídia na sociedade e suas influências para a construção de uma opinião pública homogênea, massificante e alienada das questões sociais, políticas e econômicas. Através de um breve embasamento teórico no campo da comunicação e dados históricos relacionados a este assunto, seráfornecido um estudo reflexivo sobre o progresso da humanidade, a globalização, a sociedade da informação, a sociedade política e as verdadeiras formas para se alcançar um senso crítico não convencional, indo contra, portanto, a manipulação midiática, ao tradicional paradigma social e a manutenção do status quo das políticas estatais.

Palavras-Chave: Mídia, Manipulação, Homogeneização,Sociedade, Política, Progresso.

Abstract

This article aims the analysis of the role played by media in society and its influences in the construction of a homogeneous, massifying and alienated public opinion about the social, political and economic issues. Through a brief theoretical explanation in the field of communication and historic data related to this subject, a reflexive study willbe performed on the progress of mankind, globalization, the information society, political society and the true ways to reach a non-conventional critical sense, going against, therefore, the media manipulation, the standard social paradigm and the maintenance of the status quo of state policies.

Key-words: Media, Manipulation, Homogenisation, Society, Politics, Progress.

IntroduçãoO mundo tem vivenciado um momento histórico ímpar, onde a globalização juntamente com toda a sua interdependência e os seus processos de informatização tomou conta do cotidiano dos indivíduos em todas as partes do globo. A comunicação sempre esteve presente na história da humanidade, desde os tempos mais remotos e das mais diferentes formas, fugindo da tradicional verbalização e sendo expressadas mais diferentes formas. No entanto, na contemporaneidade o processo de comunicação assumiu uma característica singular e muito diferente de tudo aquilo que já foi vivido no passado, com o desenvolvimento das inovações tecnológicas e dos novos aparatos criados pelo homem, os meios de comunicação passaram a ser expressos basicamente através de “veículos de comunicação”, como, por exemplo, atelevisão, o rádio, o jornal, a revista entre outros periódicos, caracterizando o atual século XXI, para alguns autores, como a “Era da comunicação em massa”.

É tratando basicamente dessa nova fase do processo comunicativo que este artigo procura dirigir suas análises. Pretende-se abordar o outro lado da sociedade da informação, com o objetivo de alargar o espectro das tímidas discussões que atéhoje foram realizadas, enfatizando a importância marcante da informação para todas as sociedades contemporâneas. Primeiramente, será apresentado uma teoria no campo da comunicação, defendida pela cientista Elisabeth Noelle-Neumann, a qual fornecerá as bases teóricas necessárias para se entender algumas especificidades nesse assunto. Posteriormente, através do relato de alguns acontecimentoshistóricos, tanto no campo da política como no campo social, será possível observar o papel que a mídia, de uma forma geral, exerce na sociedade e suas influências na formação de uma “opinião pública” homogênea. No último tópico, será apresentado uma reflexão subjetiva sobre a mídia e as suas contribuições para as sociedades do globo, juntamente com as repercussões destas contribuições para os receptores esua influência na alienação cívica. Por fim, haverá uma conclusão para fechar o assunto aqui abordado com algumas considerações e reflexões de tudo que foi apresentado desde então.

Teoria da Espiral do Silêncio

Em uma das mais importantes e recentes pesquisas no campo na comunicação, desenvolvida pela cientista social Elisabeth Noelle-Neumann[2] em 1972, surgi o interesse de se...
tracking img