Comunicação - elemento fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunicação
Elemento fundamental na construção do homem enquanto ser


A comunicação constitui a base das relações interpessoais, sendo um elemento fundamental na construção do homem enquanto ser. Neste trabalho será feita uma abordagem sobre a estrutura da comunicação, tipos de linguagem, suportes de comunicação utilizados pelo Homem, e sua evolução, e ainda uma breve contextualização ecritica sobre o preconceito linguístico.
Estrutura da comunicação
Para que seja possível comunicar, são necessários elementos base. Assim, numa comunicação, é necessário existir um emissor, uma mensagem e um receptor. Sem estes elementos a comunicação seria impossível. O emissor, ou fonte de mensagem da comunicação, representa quem inicia o processo de comunicação (dialogo), transformando opensamento que se pretende transmitir em palavras, gestos ou símbolos que sejam compreensíveis pelo receptor, ou seja, codificando a mensagem. A mensagem é no sentido geral o “objecto” da comunicação, podendo aplicar-se tanto ao conteúdo de informação como à sua forma de apresentação, dependendo do contexto. Na teoria da comunicação, uma mensagem é enviada de um emissor para um receptor. A mensagem éproduzida num conjunto de circunstâncias (lugar, tempo, cultura, etc.) que permitem a sua total compreensão, ou seja, num contexto. Ao meio utilizado para transportar uma mensagem do emissor ao receptor, permitindo a sua transmissão no espaço e no tempo, chamamos canal. O receptor recebe e descodifica a mensagem enviada pelo emissor, tendo em atenção que a descodificação da mensagem resulta no que oemissor pretendia enviar. Podem existir um ou mais receptores numa só mensagem. O conjunto de sinais, símbolos e regras utilizados para a descodificação e codificação das mensagens, ou seja, uma melhor interpretação das mesmas, constitui o código. A resposta do receptor à mensagem enviada pelo emissor é designada por feedback e permite verificar em que medida a mensagem foi correctamente recebidae descodificada. Desta forma o emissor pode melhorar a sua comunicação e aperfeiçoar a sua mensagem. Todo o conhecimento armazenado (ideologia, experiencias individuais, nível cultural, instrução, repertório adquirido) disponível tanto pelo emissor como pelo receptor, constitui o repertório. Quando o nível de repertório utilizado pelo emissor é maior que o repertório do receptor, aincompatibilidade de percepção da mensagem entre ambos é grande. No processo de comunicação, existem obstáculos que podem ocorrer em qualquer umas das suas fases prejudicando a sua codificação. Esses obstáculos designam-se por ruídos, e podem ser internos (durante a fase de codificação ou descodificação) ou externos (ocorrem no canal de transmissão). O ruído pode conter um lado positivo pois também ele écomunicação, ruído, mensagem, fonte de informação, revelador de perturbações intencionais ou negligências ocasionais. O processo de comunicação ocorre então quando o emissor (codificador) emite uma mensagem (sinal) ao receptor (descodificador) através de um canal (meio). O receptor poderá interpretar a mensagem com algum tipo de barreira derivado ao ruído, bloqueio, filtragem, e a partir dai dará ofeedback ou resposta, completando assim o bom processo de comunicação.
Tipos de linguagem
Existem várias formas de comunicação. Quando o homem utiliza a palavra, ou seja, a linguagem oral (falada) ou escrita (visual), dizemos que utiliza uma linguagem verbal, pois o código usado é a palavra. Tal código está presente, quando falamos com alguém, quando lemos, quando escrevemos. A linguagem verbal é aforma de comunicação mais presente no nosso quotidiano. Mediante a palavra falada ou escrita, expomos aos outros as nossas idéias e pensamentos, comunicando-nos por meio desse código verbal imprescindível nas nossas vidas. Este tipo de linguagem esta presente em textos de anúncios, reportagens (jornais, revistas, etc.), obras literárias e científicas, na comunicação entre as pessoas, entre...