Comunicação,clima e cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÂO
Será abordado neste trabalho de produção textual os principais temas que englobam a estrutura da comunicação, clima e cultura organizacional, como por exemplo, os temas a seguir: a contextualização teórica da temática comportamento organizacional e clima organizacional, o papel do gestor de RH no gerenciamento do nível de satisfação dos colaboradores de uma empresa e acontribuição de pesquisas para melhorar o desempenho nas organizações. Pode-se afirmar que o comportamento organizacional estuda o que os indivíduos fazem dentro das organizações e como seus comportamentos podem influenciar e impactar no desempenho da empresa, o clima organizacional posteriormente é o indicador do grau de satisfação dos membros da organização. O gestor de RH tem como papel principalpromover o bem estar de cada um dentro da organização quebrando os paradigmas existentes que atrapalham no desenvolvimento e satisfação dos colaboradores, as suas contribuições de pesquisas são de extrema importância no desenvolvimento das organizações, pois contribuem para a capacitação e aproveitamento de pessoas, com isso a organização tende a ganhar e obter lucros, pois nos dias de hoje o que estácontando é o capital humano.
1 - A CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA DA TEMÁTICA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E CLIMA ORGANIZACIONAL
A gestão do clima organizacional é uma tarefa importante e que deve estar presente em todas as empresas, mas são poucas as organizações que encaram isso como um processo diário. Prestar atenção e monitorar o clima na organização é uma responsabilidade não somente do setorde recursos humanos, mas também deve ser uma iniciativa dos diversos líderes da empresa, principalmente nos seus próprios setores.
Através do gerenciamento do clima organizacional é possível estabelecer uma comunicação clara e eficiente entre os funcionários e a empresa, manter um agradável ambiente de trabalho, estimular a motivação e promover abertura para que os funcionários sintam-separticipantes de melhorias nos processos da empresa.
Uma das maneiras de mensurar o clima organizacional é através da realização de um PCO (pesquisa de clima organizacional). O processo de pesquisa de clima precisa ser bem estruturado e organizado, para que seja eficaz e alcance os objetivos propostos. Essa ferramenta exige uma preparação, antes, durante e após a sua aplicação. Precisa ser bem planejada,com prazos pré-estabelecidos, comunicada de forma objetiva e motivadora para atrair a participação dos colaboradores, devendo também ser apoiada por gerentes e diretores. A coleta de dados, a metodologia utilizada, modelos de questionário, tabulação e análise dos resultados, bem como a posterior divulgação dos mesmos também são partes importantes deste processo.
O clima da organização também podeser gerenciado no dia-a-dia, buscando sempre resolver conflitos que podem surgir, eliminando os chamados "ruídos" na comunicação interna e promovendo o diálogo entre chefes e subordinados. Também existem outros fatores que podem ser controlados, como por exemplo, prestar atenção no ambiente físico da empresa, verificando se o mesmo está adequado as necessidades de higiene e conforto doscolaboradores.
"Define-se o clima organizacional em termos de como as pessoas percebem a companhia, como as decisões são tomadas e com que eficácia as atividades são coordenadas e, então comunicadas". Essa citação mostra que o clima organizacional é algo que influencia diretamente o comportamento e a percepção das pessoas em relação à empresa, por isso é fundamental que o seu monitoramento seja realizadode forma constante.
A motivação das pessoas está diretamente relacionada à sua satisfação com o clima da empresa e a troca de informações deve ocorrer de forma clara e objetiva, integrando objetivos e valores organizacionais. Portanto, é essencial que o gerenciamento do clima seja trabalhado pelas lideranças de forma estratégica, alinhado aos programas de comunicação interna existentes na...
tracking img