Uma das grandes conquistas de um profissional, nos diversos níveis de relacionamento interpessoal, é a capacidade de ser assertivo.

Ser assertivo, diferente de ser agressivo, é comunicar-se demaneira franca e aberta, feita de maneira adequada, sem provocar constrangimento aos direitos de outras pessoas.

A falta de assertividade é comum por ser causadora de muitos conflitos e malentendidos, além de outros prejuízos decorrentes dessas dificuldades de comunicação. Analise, por exemplo:
- Quantas vezes você disse “sim” com a vontade de dizer “não”.
- Quantas vezes, você fez otrabalho que em princípio deveria ser realizado por outra pessoa?
- Quantas vezes, em uma discussão ou em um debate você não teve a coragem de posicionar-se do jeito que gostaria?
- Quantas vezes você sesentiu desconfortável para pedir ajuda a alguém? Fazer uma crítica? Expressar uma opinião diferente do seu interlocutor? Dizer a alguém que ficou ofendido com um comentário ou uma brincadeira?Estas são situações comuns, que fazem parte do nosso dia a dia, mas que mostram de quantas maneiras diferentes deixamos de ser assertivos para defendermos os nossos próprios espaços vitais.Comportamento não assertivo:
- passividade: é uma forma de fugir de uma situação conflitante, na qual a pessoa se torna especializada em “engolir sapos”, pois age de forma tal a evitar confrontos,preocupa-se em demasia com a opinião de terceiros, adotando com frequência uma postura defensiva.
- agressividade: é uma forma de se comportar que agride o direito de outras pessoas. A pessoa deseja vencer aqualquer custo, tem uma postura invasiva de confronto, critica, joga a culpa sempre em outras pessoas. Quem age assim, normalmente interrompe outras pessoas, usa de sarcasmo, suas solicitações maisparecem ordens. É o “Chefe”/ “ Gestor” ao invés de “Líder”.
- manipulação: dá a entender que satisfaz os direitos de outras pessoas, entretanto, age desta maneira no intuito de satisfazer os... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 06). Comunicação assertiva. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comunica%C3%A7%C3%A3o-Assertiva/41373.html

MLA

"Comunicação assertiva" TrabalhosFeitos.com. 06 2011. 2011. 06 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comunica%C3%A7%C3%A3o-Assertiva/41373.html>.

MLA 7

"Comunicação assertiva." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2011. Web. 06 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comunica%C3%A7%C3%A3o-Assertiva/41373.html>.

CHICAGO

"Comunicação assertiva." TrabalhosFeitos.com. 06, 2011. Acessado 06, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comunica%C3%A7%C3%A3o-Assertiva/41373.html.