Comtrole patrimonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Web de Gerenciamento e Controle Patrimonial
Jonatan Machado
Marcelo de Azevedo
Helder Celestino Mbala
Alex

1. INTRODUÇÃO
As instituições estão sempre preocupadas com lucros, despesas, estoques ebalanço, mas e a questão relativa ao controle patrimonial?
Quanto maior e mais complexa a instituição se torna mais e mais patrimônio a instituição acumula, mais vale a pena implantar o controle patrimonial.
Em instituições de ensino que possuem seus locais físicos não agrupados em um único espaço e sim dispersos, há uma grande dificuldade no gerenciamento e controle do patrimônio físico dessasunidades. Idealiza se a criação de um Sistema de Controle Patrimonial que garante facilidade e agilidade para uma gestão patrimonial moderna e eficiente com a praticidade da plataforma Web.
No caso específico desse trabalho temos como exemplo instituições de ensino que geralmente possuem várias unidades (campus) distribuídas em diversas regiões da cidade e tem-se o problema do gerenciamento dopatrimônio para essas unidades, constituído pelo patrimônio imóvel.
O Sistema de Controle Patrimonial Web tem o objetivo de catalogar e identificar todos os bens disponíveis no Campus, podendo assim ter o controle geral do patrimônio da instituição, tudo isso com as facilidades e conveniências da internet. O Sistema de Controle Patrimonial Web fornecera resultados seguros e com qualidade, onde aadministração da instituição terá informações de todo o patrimônio físico de instituição em tempo real.
2. EMBASAMENTO TEÓRICO
2.1 Identificações do Patrimônio por Etiquetas de Patrimônio.
2.1.1 Etiquetas
Com base em diversas pesquisas realizadas sobre o assunto verificou-se que o uso de etiquetas com código de barras para controle de patrimônio tem sido muito utilizado atualmente emdiversas empresas das mais diversas atividades, pois seu uso agilizam e facilitam o cadastro da informação e controle patrimonial dos bens e do patrimônio ativo de cada organização. O uso de etiquetas com código de barras possui a finalidade de proporcionar os benefícios de automação de dados, assim tendo agilidade e um controle seguro do patrimônio da empresa.
Em geral utilizam-se etiquetas em vinil,poliéster, papel couche, ou em alumínio flexível.

Figura 1. Modelos de etiquetas para controle de patrimônio.
Essa tecnologia é sugerida para empresas ou instituições que tem como objetivo substituir procedimentos antiquados que já não condizem com o avanço das tecnologias, assim agilizando informação, e reduzindo ao maximo as possibilidades de erros.
2.2 Análises Comparativas
2.2.1Etiquetas de Patrimônio código de barras x RFID.
Código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos. A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um tipo de scanner (leitor de código de barras) que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for escura, a luz é absorvida; onde a barra for clara (espaços), a luz é refletida novamente para oleitor. Os dados capturados nessa leitura óptica são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humano-legíveis.
RFID (“Radio Frequency Identification”)
É uma tecnologia criada para a identificação remota de objetos.
Um sistema baseado em RFID é composto basicamente de um leitor e etiquetas que se comunicam através de ondas de radio dentro de um determinadoperímetro.
Os sistemas baseados em RFID têm uma vasta gama de aplicações como na indústria, comércio, educação e segurança são apenas alguns exemplos das áreas com uso potencial. Seu principal rival é o sistema de código de barras, que esbarra na necessidade da etiqueta com o código estar na "linha de visão" do leitor. Além disso, um mesmo leitor RFID pode receber informações de mais de uma...
tracking img