Comte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este Trabalho relatará sobre o Auguste Comte que foi o precursor da Sociologia e criador do positivismo. Ele formulou a teoria dos três estágios que os quais foram o teológico, o metafísico e o positivo ou empírico, Comte tinha uma visão evolucionista da sociedade, nas suas obras Comte relatava os momentos por quais a sociedade estava passando.

Auguste Comte
O francês AugusteComte (1791-1857) aparece como um dos pioneiros na elaboração tanto da sociologia quanto das respostas que ela poderia dar aos desafios que lhe eram colocados.
Auguste Comte nasceu em Montpellier, na França, em uma família católica e monarquista. Como nasceu logo após a Revolução Francesa, presenciou os desdobramentos da nova sociedade que surgia. Com formação em matemática e filosofia, chegouestudar medicina e fisiologia. Foi fundador do positivismo. Durante toda sua vida sofreu com crises melancólicas e depressivas. Morreu em Paris, no dia 5 de setembro de 1857. Suas principais obras são: Curso de filosofia positiva, dividida em seis tomos (1830-1842); Discurso sobre o espírito positivo (1844); Sistema de politica positiva, dividida em quatro tomos (1851-1854); Síntese subjetiva (1856)(Comte, 1983b; Aron, 2003; Giddens, 2005).
Comte é o criador do termo sociologia para designar o estudo sistemático da sociedade. Esse termo aparece pela primeira vez no quarto tomo de sua obra Curso de filosofia positiva, de 1839.
A primeira denominação que a sociologia recebeu foi a de física social, que está proximadamente relacionada com a maneira como os primeiros sociólogos pensavam eviam a sociedade.
Eles achavam que a sociedade e os objetos das outras ciências deveriam ser abordados da mesma forma. Defendiam então um mesmo método tanto para as ciências humanas. Assim, foi inaugurada uma maneira de conceber as ciências humanas que recebeu o nome de positivismo (Comte, 1983b).
Comte via a sociedade e os indivíduos marcados pela limitação dentro das leis naturais da sociedade,as quais deveriam ser conhecidas para se avançar na linha evolutiva. (Comte, 1983b).
O pensamento de Comte refletia os momentos turbulentos de seu tempo. A Revolução Francesa introduzira mudanças significativas na sociedade, e o crescimento da industrialização estava alterando a vida tradicional da população Francesa. Na concepção positivista de Comte os fenômenos sociais estavam submetidos a leisinvariáveis, da mesma maneira que os fenômenos físicos, químicos e biológicos (Comte, 1978b, 1978c).
Além dessa visão dos fenômenos sociais, Comte tinha uma visão evolucionista da sociedade, pela qual o ápice do desenvolvimento consistia no padrão apresentado pela Europa civilizada.
O surgimento da sociologia é situado por Comte (1978b) num contexto em que a sociedade apresentava doismovimentos: de desorganização e de organização. Para o autor, a sociedade passava por um momento de profunda desorganização, de anarquia e de instabilidade, cabendo a sociologia – como ciência positiva- restabelecer a ordem, colocando a sociedade novamente no seu caminho “natural” de desenvolvimento, tendo sempre como padrão, é claro, a sociedade europeia. Nesse aspecto fica evidente a concepçãopositivista da sociologia de Comte: a produção de um conhecimento sobre a sociedade fundamentado em evidências empíricas, formuladas com base na observação, na comparação e na experimentação; com isso poderiam ser formuladas leis universais que permitissem predizer e controlar os acontecimentos. Isso significa que, uma vez descobrindo as leis gerais que regiam o funcionamento da sociedade, seria possíveldizer em que sentido ela iria se desenvolver, direcionando esse movimento.
Na sua obra Curso de filosofia positiva, Comte (1978b) formulou a teoria dos três estágios pelos quais passaria o conhecimento humano até o seu pleno desenvolvimento: o teológico, o metafísico e o positivo ou empírico. No primeiro estágio, os pensamentos seriam guiados pela fé e pelas crenças, e a sociedade de aparece como...
tracking img