Comte e marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comte e Marx

O propósito de Comte foi sintetizar sua tese a respeito da evolução histórica e cultural da humanidade na lei dos três estados: estado teológicoou fictício, estado metafísico ou abstrato e estado científico ou positivo. Igualmente, Marx fez a análise das grandes modificações da humanidade, porém baseando-se emrelações de produção econômica, o que o ajudou a formar o conceito de luta de classes como motor da história.
As etapas da lei dos três estados referem-se à esferahistórica da existência humana e os modos de produção estão destinados à esfera econômica. Na teoria de Comte está implícita a idéia de evolução, porque há uma evoluçãoracional da humanidade no último estado, em que pelo uso combinado do raciocínio e da observação, o ser humano passou a entender os fenômenos do mundo; já na teoria de Marx,não há idealização de progresso, pois ele afirma que a passagem de um modo de produção a outro se dá no momento em que o nível de desenvolvimento das forças produtivas entraem contradição com as relações sociais de produção.
Apesar de haverem muitas guerras no mundo, creio que a humanidade alcançou sim um estágio de progresso,pois há conscientização de problemas sociais e ambientais por um grande número de pessoas, o que demonstra um caráter evolutivo dotado de bons valores, que tende a crescer como passar do tempo.

1) Interprete a metáfora “a ave de Minerva alça seu vôo ao entardecer”.
R: Com o tempo necessário, a Filosofia consegue alcançar seu objetivo deencontrar a razão sobre determinado pensamento do mundo, este, que aparece no tempo somente depois que a realidade consumou o seu processo de formação e já se acha pronta.
tracking img