Computer aided engneering – cae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Grande ABC
Curso de Tecnologia em Polímeros

COMPUTER AIDED ENGNEERING – CAE

CLBERSON LONGO
FABIO NEVES
FERNANDO CARNEIRO
KLEBER GAROFALO

PROFESSOR: LEANDRO
GESTAO DE UMA FERRAMENTARIA INTEGRADA

SÃO PAULO

2011

CONCEITO DE CAE
Computer Aided Engineering ou Engenharia Assistida por Computador é uma ferramenta de trabalho que utiliza o computador para darsuporte à engenharia, auxiliando no desenvolvimento de projetos, por meio de analise pré-definidas, tais como: analises estatísticas, dinâmicas, térmicas, magnéticas, de fluidos, acústicas, de impacto e simulações (TEKNICAL). A essência do CAE é o método de Analise por pequenas, resolvendo então um conjunto de equações algébricas para obter os resultados desejados em função do carregamento e dascondições de contorno. Os softwares de CAE baseados em analise por elementos finitos (FEA) são largamente utilizados para calculo de tensões, deslocamentos, vibração, transferência de calor, escoamento de fluidos, instalações industriais e outras aplicações.
CONCEITO DO METODO DE ELEMENTOS FINITOS
O método de elementos finitos fornece uma técnica geral para a resolução de problemas de equaçãodiferenciais parciais. Sua ideia principal é que as funções de interpolação podem ser definidas de maneira independente sobre as sub-regiões do domínio e que, em cada subdomínio, podem aparecer funções simples, geralmente polinomiais de baixa ordem.
De maneira geral, pode-se dizer que a ideia central do método de elementos finitos é subdividir o domínio em pequenas regiões finitas e adjacentes chamadaspolinômio, preferencialmente de baixa ordem. Em cada elemento, são identificados pontos chamando de nós ou pontos nodais. O conjunto de elementos que formam o domínio é chamado de malha de elementos finitos. São resolvidas as equações para cada elemento, para depois se conseguir uma solução geral do problema.
ETAPAS DE UTILIACAO DE SOFTWARRE DE CAE
Pré-processamento
É a etapa onde se prepara oproblema que será solucionado. Modela-se fenômeno, introduzem-se condições iniciais e de contorno, carregamentos, escolhe-se os elementos, propriedades dos materiais e são feitas simplificações que venham a facilitar a analise sem influir negativamente nos resultados. Esta etapa subdivide-se em:

Discretização do modelo
O modelo ou continuo é subdividido em um numero equivalente de elementosfinitos, os quais podem ser triângulos ou quadriláteros para problemas em duas dimensões ou tetraedros e hexaedros para três dimensões. Os elementos nos possuem, os quais podem ser internos ou externos, isto é, pertencem ao interior do elemento ou estão localizados nas arestas do mesmo. Assume-se que este elemento é interligado entre si por nós localizados no contorno dos mesmos (os deslocamentosdestes nós são as incógnitas básicas do problema.). O processo de discretização do continuo depende primordialmente do julgamento e do conhecimento do engenheiro.
Seleção das funções de interpolação
De acordo com o tipo de elemento escolhido na primeira etapa, existem funções de interpolação ou deslocamento associadas classicamente aceitas. Portanto, não é preciso determina-la para cada problema.As funções assumidas representam aproximadamente a distribuição exata ou real dos deslocamentos. Geralmente, a forma adotada para as funções de interpolação é a polinomial, pela simplicidade de manipulação matemática. Existem três fatores inter-relacionados que influenciam a seleção da função de interpolação: escolha do tipo e do grau da função (como normalmente o tipo adotado é o polinomial,apenas o grau deve ser escolhido), o tipo das variáveis de campo que descrevem o modelo (normalmente, os deslocamentos nos nós ou suas derivadas) e finalmente, o modelo deve satisfazer certos requisitos que garantam que o resultado numérico aproxime da solução correta.
Solução (ou Processamento)
Esta etapa depende de configuração do modelo na etapa anterior. A solução baseia-se num algoritmo...
tracking img