Computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Nesse trabalho iremos sintetizar, de maneira clara e objetiva, o processo de evolução da computação, desde as primeiras máquinas de calcular até os mais modernos computadores, hoje existentes. Todo esse histórico se mostra de suma importância para o entendimento da história do computador. Esse desenvolvimento se fará em quatro tópicos: Do Ábaco aos Computadores Eletrônicos,Evolução dos Computadores Digitais, Evolução das Linguagens de Programação e A Internet na Sociedade Moderna.
No primeiro tópico, se comentará a criação das primeiras máquinas de cálculo, o ábaco. Após isso, houve a criação das máquinas de calcular automáticas, a seguir, dos computadores programáveis. Finalmente, se comentará o projeto dos primeiros computadores eletrônicos, que seriam utilizados,posteriormente, nas guerras.
Na segunda parte, será abordada a evolução do hardware e o aparecimento dos computadores digitais, que eram uma prévia do que se vê hoje em dia. Os surgimentos do Barramento de Dados e dos Sistemas operacionais também marcaram bastante essa época. Esse período é dividido em quatro gerações. A primeira é conhecida pelas primeiras tentativas de vendas de computadores emmassa. N segunda, os transistores foram a evolução principal. Na terceira geração apareceram o circuito integrado e os microprocessadores. A quarta geração foi responsável pelo surgimento dos primeiros computadores de uso pessoal.
No terceiro tópico deste do trabalho, será abordada acerca das linguagens de programação e a evolução do software. A criação de linguagens como o Assembly, o FORTRAN, oPascal, o COBOL, a linguagem C e a C++, e por fim a Python, ditou esta época. O software é o responsável pela programação do computador, por isso a importância da criação destas linguagens.
No quarto tópico, será comentada a importância da internet na nas empresas, na educação, nas telecomunicações, ou seja, na sociedade moderna. Hoje, a internet é um meio imprescindível de se comunicar e de serelacionar com o mundo.
Por fim, uma conclusão acerca da importância deste trabalho para a introdução do aluno na matéria.

Do Ábaco aos Computadores Eletrônicos

Já há muito tempo o homem vem tentando livrar-se dos trabalhos manuais e repetitivos,como por exemplo: operações de cálculo e redação de relatórios. A partir desta necessidade, as primeiras ferramentas da computação foram surgindo.O Ábaco, cuja invenção é atribuída aos habitantes da Mesopotâmia, iniciou essa evolução. A partir daí, uma variedade de ábacos foram desenvolvidos por diferentes povos e com diversas funções.

O primeiro, sem dúvidas, foi o Mesopotâmio, cujo uso original era desenhar linhas na areia com rochas.Então surgiram outros elementos como o Babilônio, o Egípcio, o Grego, o Romano,entre outros mais modernos.

Ábaco Romano.
Por volta do ano 2600a.C. apareceu o ábaco chinês que evoluiu rapidamente e foi chamado em sua forma final de Suan-Pan, de modo semelhante apareceu no Japão, o Soroban.

Ábaco Chinês.
Entre 200 a.C. e 400, os indianos inventaram o logaritmo, e partir do século XIII tabelas logarítmicas eram produzidas por matemáticos islâmicos. No século XVIJohn Napier, inventor dos logarítimos naturais, idealizou um dispositivo baseado em bastões que continham números, capaz de multiplicar e dividir de forma automática. Dispositivos semelhantes já vinham sendo usados desde o século XVI mas somente em 1614 foram documentados. Em 1633, um sacerdote inglês chamado William Oughtred idealizou a Régua de Cálculos. Considera-se esse como sendo o primeirocomputador analógico da história.
Por volta de 1623, Wilhelm Schickard construiu uma calculadora mecânica, baseada em rodas dentadas capaz de multiplicar. Mais tarde, em 1642, desenvolveu a primeira máquina automática de calcular. Em 1801 Joseph Marie Jackuard projetou a primeira máquina mecânica progamável. Em 1833, Charles Babbage construiu a máquina analítica, Máquina das Diferenças, que era...
tracking img