Computadores quânticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPUTADORes
QUÂNTICOs

Curso: Adm 1º semestre
Aluno: Paula Aparecida Neves da Silva
Atividade: Computadores Quânticos

Sumário:

1- Introdução.................................................................. 1
2- O que são Computadores Quânticos..........................2
3- Mecânica Quântica....................................................3
4- Estruturas eUnidades................................................4
5- O que muda...............................................................5
6- Criptografia...............................................................6
7- Problemas clássicos..................................................6
8- Empresa em teste......................................................7
9-Conclusão.................................................................8

1- História do surgimento

A história começa em 1981, quando Richard Feynmam mostrou em uma conferência realizado no MIT que sistemas quânticos poderiam ser úteis na simulação de experimentos da física quântica.
Em seguida foi a vez de David Deutsch, na Universidade de Oxford , escrever seu nome a história quântica. Ele escreveu em1985, o primeiro computador quântico universal, capaz de simular o funcionamento de outro computador quântico.
Depois deste efeito, o mundo quântico ficou um pouco quieto, voltando a ser notado em 1994, quando Peter Shor descobriu um excelente algoritmo que permitia a um computador quântico fatorar grandes números rapidamente.
No ano de 1996, no Bell Labas, Lov Grover descobriu o algoritmo depesquisa em bases de dados quânticas, mas foi somente em 1996 que o primeiro esquema para a correção de erro quântico foi proposto pela comunidade cientifica.

1
2- O que são Computadores Quânticos

É um dispositivo que executa cálculos fazendo uso direto de propriedades da mecânica quântica.
Numprocessador quântico, temos átomos ao invés de transistores. Ao invés de bits temos qubits. A ideia fundamental é que num átomo, a rotação de cada elétron corresponde a um pequeno movimento magnético, que pode ser controlado caso o átomo seja colocado sobre uma superfície sensível.
O mais atrativo é o funcionamento, enquanto um transistor permite apenas dois átomos, ligado ou desligado, cada qubits possuitrês. Dois são determinados pela rotação dos elétrons, horário ou anti-horário, enquanto o terceiro os elétrons podem girar simultaneamente nos dois sentidos. Combinado com os dois estados anteriores temos 4 estados possíveis, o que permite que cada qubit processe ou armazene dois bits simultaneamente.
Dessa forma ampliando a capacidade dos processadores quânticos, já que dois qubits correspondema 4 bits, 3 qubits correspondem a 8 bits...10 qubits seriam suficientes para 1024 bits. Esta pode ser a grande chave para aumentar tanto a potência dos processadores quando a capacidade dos dispositivos de armazenamento de memória.
O principal ganho desses computadores é a agilidade o tempo, para resolver alguns problemas que na computação clássica levariam tempo impraticável. 2

Acomputação quântica nada mais é do que a aplicação das teorias e propriedades da mecânica quântica ao computador.

3- Mecânica Quântica

A mecânica quântica revolucionou nossas noções de energia, matéria e causalidade. O que pensávamos ser partículas não são partículas nem ondas, mas comportam-se ora como uns, ora como outros. A natureza parece ser intrinsecamente indeterminista e só nos é possívelprever médias e probabilidades. No entanto, ao nosso redor há inúmeras tecnologias baseadas na mecânica quântica, como computadores, DVDs e CDs.
No final do século XIX, vários fenômenos físicos pareciam não poder ser explicados pela física da época, hoje chamada “física clássica” ou “newtoniana”. Relacionavam-se com a luz, o calor, os átomos etc. Para dar conta desses fenômenos, toda a física...
tracking img