Computador e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Profº. Ms. Wagner Tufano

O COmputadOr e a SOCiedade da infOrmaçãO X a SOCiedade dO COnheCimentO
SumÁriO
1.1 O Computador 2

01

|aula

COmputadOr e SOCiedade

1.1 O Computador
Vamos iniciar nossos estudos pelo tema principal de nossa disciplina: O Computador. Sem ter a pretensão de apresentar um conceito mais técnico ou aprofundado, temos que o computador é formado por várioschips, placas de circuito integrado e vários dispositivos de entrada e saída de dados. Não resta dúvida que o computador é uma poderosa ferramenta para o processamento, armazenamento e recuperação de informações, o computador também pode ser entendido como uma ferramenta “Universal”, ou seja, pode executar diferentes tarefas ao mesmo tempo que também atende a vários usuários. Neste contexto podemsurgir as seguintes perguntas: Dados e informações são a mesma coisa? Caso negativo, quem surge primeiro: o Dado ou a Informação? Então, antes de continuarmos nossa discussão sobre o computador, vamos abrir uma janela para apresentarmos alguns conceitos de dados e informações também. O computador ou um sistema computadorizado também pode ser entendido como uma forma de AUTOMAÇÃO (substituição demão-de-obra por capital)



COMPUTADOR E SOCIEDADE

• Dados são os componentes básicos a partir dos quais a informação é criada, são armazenados para posterior consulta.

• Informação são dados inseridos em um contexto, que é a situação que está sendo analisada, uma necessidade momentânea, por exemplo.

A partir da reflexão e do aprendizado trazidos pela informação vem o ... • Conhecimento,que permite tomar decisões adequadas, trazendo vantagem competitiva. O conhecimento torna-se então, uma bagagem pessoal e intransferível do indivíduo que o acumula através de experiências, reflexões e práticas exercidas durante toda sua vida. Um professor, por mais experiente e conhecedor do assunto que debate em sua aula, não será capaz de transferir este conhecimento para seus alunos! Será apenaso transmissor de informações e o gerenciador de um ambiente que possa permitir o debate destas ideias a fim de construir os conhecimentos pertinentes. Desta forma, apreender e acumular conhecimento passa a ser uma das principais obsessões que um aluno possa ter em sua vida acadêmica. para processar dados e informações as empresas precisam de computadores?

• Os homens pré-históricos contavamseus rebanhos e cultivavam suas hortas para consumo próprio sem o auxílio de equipamentos, tão pouco, computadores.

• As empresas comerciais da época do mercantilismo também não usavam computadores tanto na administração de seus negócios como no auxilio a navegação que surgiu e se expandiu nesta época.

COMPUTADOR E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO X A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO



• Em 1929, nemas empresas usavam computadores na administração e condução de seus negócios, tão pouco, as escolas e universidades também dispunham desta ferramenta para usos no ensino e na pesquisa.

Sendo assim, por mais diverso que seja o conceito apresentado, temos que levar em consideração que o computador é uma ferramenta de trabalho, entretenimento, cultura, lazer e pesquisa, entre outros, isto é,sozinho, não garante a performance ou o resultado de nenhum indivíduo, sociedade ou organização, logo: • Quem utiliza sistemas computadorizados pode obter melhorias em sua vida seja pessoal, empresarial ou na sociedade. • Quem utiliza sistemas computadorizados pode oferecer um serviço ou produto superior ou ter uma melhor qualidade de vida. • Quem utiliza sistemas computadorizados pode obter reduçõesde custo e despesas. • Mas... • Esses resultados são e serão sempre obtidos por pessoas... Desta forma, o indivíduo e a sociedade em que ele se encontra sempre serão os principais agentes a serem atendidos pelo computador e seus sistemas computadorizados. A partir dos conceitos de Computador, dados, informações e conhecimento, podemos apresentar agora, outro termo presente em todo nosso...
tracking img