Computador e seus componentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, far-se-á uma incursão em um ou mesmo ao aparelho mais usado no mundo inteiro, o vulgo “Computador”.
Aqui, vamos penetrar na essência deste aparelho, desde sua origem, seu desenvolvimento, seu funcionamento, seus componente, seus instituidores, sua emergência no desenvolvimento mundial e em muito mais que aferi ao computador o estatuto de “a evolução do milénio”.Todo mudo concorda que o computador é a junção de dois elementos primordiais, o hardware e o software, onde funcionando em conjunto permitem as mais diversificadas actividades e operações que hoje esta máquina efectua. Por isso dentro deste trabalho iremos desenvolver em paralelo factores contundentes que referem-se aos dois componentes básicos do computador.
Hoje (século XXI), conhecemos oscomputadores com uma forma que em nada nos lembra dos primeiros computadores, que eram enormes, ocupando grandes salas e eram super aquecidos. Facto que nos obriga aqui fazer uma viagem aos primórdios da evolução dos computadores, e em seguida espelhar o caminho em que percorreram durante sua evolução até chegar aos computadores que conhecemos hoje em dia, os famosos computadores da terceira geração,com um tamanho muito reduzido e com capacidades de processamento e armazenamento incríveis.

1 – COMPUTADOR
O Computador é uma máquina que ao longo dos anos tem sido desenvolvido por diversas pessoas e em diversas partes do mundo, e sempre que algo é desenvolvido em um âmbito global traz com sigo uma certa dificuldade de se encontrar uma definição global, uma definição que satisfaça natotalidade os seus amantes. No entanto qualquer que seja a definição que um investigador apresentar, sempre haverá um que apresentará uma lacuna nesta.

Aqui, definiremos computador como sendo, o conjunto de discos, memórias, circuitos electricos e electrónicos, que em conjunto com os programas (vulgos software, que constituem a parte lógica do computador) permitem a execução das diversas atividadesque o computador efectua.

Há quem defina o computador como, o conjunto de hardware (parte física, discos, memórias e circuitos), software (parte lógica, programas) e utilizadores. Há ainda os que definem computador como toda máquina que faz cálculos e processamento de dados, sejam eles dependentes ou não de uma estrutura de um computador como é conhecida na sua forma tradicional.Actualmente um computador pode estar munido de inúmeras qualidades e funcionalidades, dentre elas podemos citar armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em pequena, media e grande escala, desenho , tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento, cultura e muitas mais funções que podemos imaginar. E a cada dia que passa essas funcionalidades e qualidades vão se alargando auma velocidade super cósmica.

É irrelevante falarmos de computadores e seus mais diversificados componentes sem antes disto dos debruçarmos sobre a informática, a nata que gere todos os ideais que tem algo a ver com este aparelho. A Informática está presente em quase tudo que nos cerca. Está em um forno microondas, por exemplo, quando programamos o tempo de aquecimento de um alimento, ouainda em um aparelho de som ou TV, quando aumentamos o volume ou desligamos com o controle remoto.

Hoje em dia existem até elevadores inteligentes, programados para “decorar” os hábitos das pessoas no edifício, de modo que possa “antever” quando alguém irá chamá-lo até um andar. Na verdade, a informática existe para nos servir: reduzir o tempo em que digitamos uma carta, aumentar a certeza denossos cálculos, diminuir o consumo de energia nessas operações e baratear o preço das coisas e serviços. Daí o seu nome, Informática: Informação Automática.

Foi a partir de meados dos anos setenta que os computadores ganharam fama. Nesse período, avanços tecnológicos e pesquisas científicas foram capazes de produzir circuitos elétricos cada vez mais aperfeiçoados, possibilitando miniaturizar o...
tracking img