Computador pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Até o final dos anos 70, reinavam absolutos os mainframes, computadores enormes, trancados em salas refrigeradas e operados apenas por alguns poucos privilegiados. Apenas grandes empresas e bancos podiam investir alguns milhões de dólares para tornar mais eficientes alguns processos internos e o fluxo de informações. A maioria dos escritórios funcionava mais ou menos da mesmamaneira que no começo do século. Arquivos de metal, máquinas de escrever, papel carbono e memorandos faziam parte do dia-a-dia. Em 1975, surge o Altair 8800, um computador pessoal baseado na CPU Intel 8080. Daí começou a idéia de computador pessoal (PC), neste trabalho veremos um pouco sobre eles.

O conceito de computador pessoal baseia-se em máquinas pequenas (freqüentemente, portáteis) e de baixocusto, projetadas para uso pessoal ou corporativo. O termo é usado correntemente para se referir a computadores de mesa, portáteis (laptops) e outros dispositivos do gênero. Essas máquinas oferecem uma interface entre usuário e hardware através dos sistemas operacionais. Os principais sistemas operacionais do mercado atual são Windows (Microsoft), Mac OS (Apple) e Linux (vários distribuidores).Inicialmente, na história da computação recente, havia disponíveis no mercado apenas computadores de grande porte, conhecidos como mainframes, cujos custos de aquisição e manutenção eram tão elevados que só permitiam seu acesso a grandes corporações, e para usos bastante específicos. A necessidade de tornar disponível a computação a empresas menores e indivíduos era evidente já na década de 1970; oKenbak-1, de 1971, foi a primeira tentativa de um computador pessoa, dotado de modestos 256 bytes de memória e com o custo aproximado de US$ 750. Suas graves limitações, no entanto, e sua exclusividade para uso educacional limitaram seu sucesso.
Provavelmente o lançamento mais emblemático naquele período foi o Altair 8800, que funcionava com a arquitetura de processadores Intel 8080. Eraproduzido e comercializado em forma de kits para serem montados pelos usuários, e era vendido por algo como US$400.
A experiência de computação do Altair, entretanto, deixava a desejar, já que a interface do aparelho com serem humanos era pouco intuitiva e seus recursos, bastante limitados. Entre os primeiros usuários estavam o calouro da Universidade de Harvard, Bill Gates, e o jovem programador, PaulAllen - no futuro, desenvolveriam o DOS (sistema operacional de disco), inovação crucial para o desenvolvimento da computação pessoal - que juntos desenvolveram uma versão da linguagem "Basic" para o Altair. Pouco tempo depois, a dupla resolveu mudar o rumo de suas carreiras e criar uma empresa chamada Microsoft. Nos anos seguintes, surgiram dezenas de novos computadores pessoais como o Radio ShackTRS-80 (O TRS-80 foi comercializado com bastante sucesso no Brasil pela Prológica com os nomes de CP-300 e CP-500), Commodore 64, Atari 400 e outros com sucesso moderado.

Mits Altair 8800

Em 1975 surge o primeio microcomputador pessoal do mundo chamado de Mits Altair 8800. O Altair era baseado no 8080 da Intel. Vendido originalmente como um kit através da revista norte-americana PopularElectronics, os projetistas pretendiam vender apenas algumas centenas de unidades, tendo ficado surpresos quando venderam 10 vezes mais que o previsto para o primeiro mês. Hoje o Altair é reconhecido como a fagulha que levou à revolução docomputador pessoal nos anos seguintes: os barramentos de computador desenhados para o Altair se tornariam um padrão de fato na forma de barramento S-100 e aprimeira linguagem de programação para a máquina foi o Altair BASIC, que conduziu à fundação da Microsoft. No modelo básico, o Altair custava apenas 439 dólares, em valores de hoje isso equivale a quase 4.000 dólares, parece bastante, mas na época esse valor foi considerado uma pechincha, tanto que foram vendidas 4.000 unidades em 3 meses. Esse “modelo básico” consistia nas placas, luzes, chips,...
tracking img