Computacao em nuvem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPUTAÇÃO EM NUVEM (CLOUD COMPUTING): UMA REALIDADE QUE PRECISAMOS CONHECER
SILVA, Edeilson de Lima, E-mai: edeilsonlsilva@hotmail.coml;
Vicente,Email:vicentedomaranhao@hotmail.com;
Disciplina: Redes de Computadores 1 Professora: Patrícia Graciela Pagliuca

Resumo: Quando falamos de “computação em nuvem” nos faz imaginar os computadores flutuando nas nuvens, é mais ou menos isso. Só que nãosão os computadores, já que isso seria “perigoso”, mas sim os softwares que fazem os mesmos rodarem os programas que desejamos, e com esses softwares “ganhando as nuvens” vários Hardwares seriam inutilizados. É uma tecnologia que tem ganhado bastante espaço no meio tecnológico, e principalmente no que se refere à Internet. Com o avanço rápido das tecnologias da informação e com os consumidorescada vez mais exigentes, nasceu a ideia de se criar um meio de eliminar grandes gabinetes, substituindo-os por aparelhos cada vez menores e bem mais potentes. Mais com esses equipamentos bem pequenos vieram também os problemas como defeitos técnicos e facilidade de roubo ou perda e quando isso acontecia ia junto todos os arquivos, documentos, fotos, vídeos, etc. Mas ao mesmo tempo em que essesaparelhos eram lançados em todo o mundo, engenheiros trabalhavam no desenvolvimento e criação da “computação nas nuvens”. E essa idéia que teve grande repercussão na última década, hoje já é uma realidade em vários aparelhos móveis, em sites de relacionamento e contas de E-mail são os exemplos mais claros dessa tecnologia, onde você cria uma conta e depois é só salvar documentos, fotos e vídeos semprecisar necessariamente ter um programa especifico salvo no PC ou no aparelho móvel para rodar a conta, que pode ser acessada de qualquer aparelho e em qualquer ambiente que possibilite o acesso a rede.
Palavras-chave: Redes de computadores; Computação em nuvem, Internet; Computador.



INTRODUÇÃO
A demanda por softwares e hardwares cada vez mais eficientes por parte das empresas paraagilizar e facilitar o trabalho de seus funcionários e atender o cliente com rapidez faz com que essas empresas apoiem e financiem pesquisas no intuito de obter bons resultados que venham a dar grandes lucros as mesmas, mas na medida em que o mercado se expande e a empresa ganha espaço surge a necessidade de comprar novas maquinas, novas licenças de softwares e contratar novos funcionários que exigemferramentas cada vez mais sofisticadas. Isso causa muitos contratempos e muitas dores de cabeça.
Deve haver uma alternativa menos burocrática. E se em vez de instalar uma suíte de aplicativos em cada computador, a empresa possuísse apenas um aplicativo que fizesse todas essas tarefas. Os trabalhadores precisariam apenas logar-se em um aplicativo semelhante a uma pagina da web que continha todosesses programas. Seria possível que máquinas remotas e até outras empresas rodassem tudo, desde os programas mais comuns como editores de textos e e-mails, como os mais complexos como análises de dados sem se preocupar em configurar maquinas capazes de fazer essas tarefas. Isto já existe e está por ai há alguns anos e é conhecido como “computação em nuvem”, é a maior mudança no setor desde osurgimento dos computadores pessoais, ainda é um campo emergente da ciência da computação mais pode mudar os rumos da história da informática, (Strickland, 2009).
Os trabalhadores poderiam reduzir significativamente a jornada de trabalho. Os computadores locais serviriam apenas de interface e não acumulariam tantas aplicações pesadas que acabam o deixando lento, causando desgastes nos usuários. Essetrabalho ficaria para a rede de computadores que faz as vezes de nuvem , fazendo a distribuição para todas as maquinas da empresa. O seu uso é bastante simples e o usuário não precisa ficar o tempo todo preocupado em comprar um sistema operacional atual, já que essa atualização é automática, (Strickland, 2009).
Todos nós já tivemos uma experiência com redes de computação em nuvem. Quando...
tracking img