Computa o Ub qu1

2365 palavras 10 páginas
Computação Ubíqua:

definição, princípios e tecnologias

Engenharia Civil 1º período

Nomes: Ana Carolina, Roger Leoni, Rodrigo Andrade, Thainara.

Professor: Rafael Introdução à Computação

RESUMO
A computação ubíqua abrange um modelo de computação no qual usuários móveis, serviços e recursos são capazes de descobrir outros usuários, serviços e recursos. A idéia básica é que a computação mova-se para fora das estações de trabalho e computadores pessoais e torne-se pervasiva em nossa vida cotidiana. Uma série de princípios e tecnologias que estão por trás desse paradigma computacional devem ser mantidos em mente para o desenvolvimento de aplicações e dispositivos ubíquos.

Palavras-chave
Computação ubíqua, mobilidade, tecnologia embarcada, redessem fio, tecnologias de desenvolvimento, IHC, descoberta de serviços.

1.INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, com a convergência das tecnologias de rádio, dos microprocessadores e dos dispositivos eletrônicos digitais de uso pessoal, tornou-se possível fazer com que os dispositivos com certo poder de processamento computacional,tanto móveis quanto estacionários, cooperem entre si para fornecer ao usuário acesso instantâneo a novos serviços deforma transparente. Essa característica levou ao surgimento do conceito de ubiqüidade na computação [1].A computação ubíqua abrange um modelo de computação no qual usuários móveis, serviços e recursos são capazes de descobrir outros usuários, serviços e recursos. Nesse paradigma computacional, as responsabilidades pela execução de determinado serviço necessário para o usuário são distribuídas entre uma variedade de dispositivos, cada qual com suas tarefas e funcionalidades específicas.Este artigo apresenta os principais conceitos que giram em torno da computação ubíqua, apresentando sua definição,princípios e tecnologias envolvidos.

2.COMPUTAÇÃO UBÍQUA 2.1.Mobilidade e Tecnologia Embarcada
Por ser uma área de pesquisa emergente, algumas pessoas utilizam os termos

Relacionados