Computação grafica em cinema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO 01/2010:
COMPUTAÇÃO GRAFICA EM CINEMA


Durante o primeiro semestre de 2010 estudamos a trajetória resumida, porém bem colocada, da computação gráfica e seus feitos no cinema.
Desde osanos 60 quando o primeiro sistema comercial de CAD e o mouse foram criados, muita coisa aconteceu. Podemos dizer que a partir dos anos 70 quando o “dito 3D” ganhava forma e popularidade, viu-se ummercado cada vez mais crescente voltado para área didática, publicitária ou cinematográfica. Esta ultima se valeu muito da computação gráfica, no inicio com filmes ‘simples’ de animação como o russo TheKitte, de Nicolay Konstantinova, ou como com Star Wars do Geroge Lucas.
Criou-se, com isso, um grande interesse voltado para o que antes era só conhecido como ‘efeitos especiais’. Empresas como Adobe,SGI, Autodesk etc criaram aliados para tornar verossímil o que antes só era possível em nossa imaginação.
Assim, vimos em aula algumas técnicas que nos acompanham nas telas do cinema desde que nosentendemos por público, seja com um homem-aranha saído de uma revista em quadrinhos, quanto vendo Willow – na terra da magia e podemos dizer que muito do que assistimos hoje, senão tudo, foi graças aIndustrial Light & Magic (ILM), subsidiaria da LucasFilm, que iniciou nossos olhos espectadores quando Star Wars foi lançado nos cinemas.
Curioso imaginar o que foi o efeito Tron, da Disney, naspessoas quando do seu lançamento em 1982 se lembrarmos que em 90% de sua duração foram utilizados os efeitos da computação gráfica, criadas pelas empresas MAGI, Abel & Assoc. etc. O mesmo com oExterminador do Futuro 2 quando o mercúrio tomou forma humana de forma ‘fácil’ graças a técnica morphing. Entender, ou tentar entender, a complexidade dos vários processos de computação gráfica no cinema,torna única cada vez que conferimos tais filmes, independente da época em que o façamos. Este último provou sua magnitude ao ganhar o Oscar de efeitos especiais.
O que dizer dos personagens digitais ou...
tracking img