Computação em nuvem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: “Cloud Computing” – “Computação nas Nuvens”

Entidade: Next Generation Center - Intel

Laudas de Relatório:

A entidade

O Next Generation Center da Intel é uma iniciativa que tem a proposta de formar profissionais com nível de gerência intermediária, em temas associados à tecnologia e negócios, por meio de cursos modulares e com certificação on-line. Muito útil, pode-seestudar em qualquer lugar e ainda imprimir o material do curso.
Podemos encontrar no site da intel cursos na área de Aplicativos de Gerenciamento, Tecnologia, Negócios Online, Educação e outros, todos gratuitos e com certificado.
No site você tem acesso aos cursos que estão organizados por assunto e também divididos em módulos. Todos os cursos oferecem certificado de conclusão.

Descrição doCurso
A Cloud Computing promete revolucionar o mercado de tecnologia.
Um conceito novo em tecnologia?
Uma ferramenta que irá revolucionar a área de TI?
Uma nova denominação para recursos já conhecidos pelos usuários?
Ainda em fase de amadurecimento, a Cloud Computing é cada vez mais discutida por profissionais e analistas do setor.
Conheça os aspectos que norteiam essa tendência e saiba osimpactos que ela pode causar nesse mercado, tanto para os fornecedores como para os usuários.

Sobre o Curso
Fruto da evolução e da reunião de uma série de outras correntes e ferramentas já difundidas na área de Tecnologia, o conceito de Cloud Computing (Computação em Nuvem) tem como principal característica a transformação dos modos tradicionais de como empresas utilizam e adquirem os recursosda Tecnologia da Informação (TI). De forma mais ampla, sua abordagem parte do princípio de que toda a infra-estrutura de TI (hardware, software e gestão de dados e informação), até então tratada como um ativo das empresas usuárias, passa a ser acessada e administrada por estas através da Internet (nuvem), com o uso de um simples navegador (browser) da rede mundial de computadores. Através de umacesso remoto, com o uso de qualquer tipo de equipamento – celulares inteligentes, notebooks, computadores de mesa etc. – fornecedores de tecnologia passam a prover a infra-estrutura e os serviços capacitados para atender a essa demanda. Trata-se de um modelo eficiente para utilizar softwares, acessar, armazenar e processar dados por meio de diferentes dispositivos e tecnologias Web. Na prática, aComputação em Nuvem seria a transformação dos sistemas computacionais físicos de hoje em uma base virtual.
Neste modelo de negócios possibilitado pela Cloud Computing, a Internet passa a ser o cérebro das operações e atividades das empresas, permitindo que novas capacidades sejam entregues como serviço pela rede, sem necessidade de aumento de infra-estrutura e com pagamento atrelado ao uso feitopelos usuários. Dessa forma, a web torna-se o grande centro de armazenamento e gestão de recursos variados, uma complexa rede de sistemas hoje instalada fisicamente em milhares de servidores e computadores de usuários. Com a Computação em Nuvem, a rede passa a concentrar desde sistemas utilizados em larga escala pelo consumidor final – como sistemas operacionais, programas de produtividade deescritório, arquivos de músicas e fotos -, até aplicativos desenhados para o ambiente corporativo, como os sistemas de gestão empresarial de relacionamento com o cliente, ou ainda de gerenciamento do ciclo de estoque de produtos.
Ainda em fase de maturação e com interpretações diversas por parte de especialistas de TI, o conceito de Cloud Computing já começa a movimentar o mercado de tecnologia commaior intensidade e essa tendência já é percebida em ferramentas comuns do dia-a-dia, como sistemas de correio eletrônico, textos e planilhas disponibilizadas pelo Google, através do Google Aps, ou ainda pela IBM, com o seu Lotus Simphony. Essas ferramentas apresentam uma série de aplicativos bem próximas ao que se encontra hoje em programas do pacote Office, da Microsoft, com a diferença de que...
tracking img