Compulsão alimentar

Páginas: 11 (2534 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
COMPULSÃO ALIMENTAR    [pic][pic]
 
"A Moderação sabia do estomago é uma porta para todas virtudes.Contenha o estomago, e você entrará no paraíso Mas se você agradar e mimar seu estômago, você lançara a si mesmo sobre o precipício da impureza corporal, no fogo do castigo e da fúria, você irá vulgarizar e escurecer sua mente, e desta maneira você destruirá seus poderes de atenção eauto-controle, sua sobriedade e vigilância." Ignatius Brianchaninov (Bispo Russo do séc. XIX)
"A gula não denota, nenhum desejo de comer e beber, mas um desgovernado desejo.... abandonando a ordem e a razão, na qual consiste o beneficio da virtude moral." Thomas de Aquino (teólogo)
 
• O que é compulsão alimentar?
• Quais fatores levam alguém a desenvolvercompulsão alimentar?
• Fatores desencadeantes
• Medo e compulsão alimentar
 
 
 
O QUE É COMPULSÃO ALIMENTAR ?  
Você não tem compulsão alimentar por comer demais na ceia de natal ou na páscoa, nem quando "repete" a sua sobremesa favorita.
Compulsão alimentar é um transtorno sério que afeta 3 a 5% dos homens e mulheres americanos.
Acompulsão alimentar envolve o consumo de uma grande quantidade de comida, de forma incontrolável e de maneira rápida, até o ponto de sentir-se "cheio" (desconfortavelmente "cheio"). Estes episódios de compulsão são chamados de binge. Poderíamos traduzir binge como "ataques" de compulsão alimentar. Estes episódio não são motivados apenas uma fome "física". Embora períodos de   restrição alimentarpodem levar a ataques de compulsão. Mesmo que a fome "física" esteja presente, existem outros "gatilhos" de caráter psicológico, que podem variar desde à ansiedade, como o medo de "falhar" ou de ser rejeitado, sentimentos e/ou idéias de inadequação, ou expectativas frustradas.
A compulsão pode ocorrer de maneira espontânea ou planejada. Pode se comer tudo que estiver "na frente" edisponível, sem critério entre  paladar (comida fria, misturas de alimentos doces e salgados), nem qualidade (pode-se buscar alimentos no lixo, ou vencidos).
Os episódios de binge, ocorrem tanto na bulimia, quanto no transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP). Na TCAP, não existe purgação envolvida, isto significa que não é feita por parte da pessoa qualquer tentativa para se "livrar" doalimento ingerido, como vômitos, uso de laxantes e/ou diuréticos, e/ou exercícios físicos exagerados. Porem podem existir episódios esporádicos de restrição alimentar e tentativas repetitivas de se submeter a dietas de emagrecimento, já que a maioria daqueles que sofrem de TCAP encontram-se acima do peso.
Para que seja estabelecido um diagnostico de compulsão alimentar, alguns critérios devemser respeitados:
• O comportamento deve ocorrer no mínimo duas vezes por semana, por um período mínimo de seis meses.
A compulsão alimentar tem como resultado uma serie de conseqüências tanto físicas quanto emocionais. 
Imediatamente apos um ataque de compulsão são freqüentes e comuns os sentimentos de vergonha, culpa, ansiedade, depressão e auto depreciação. A sensaçãofísica de desconforto grastrointestinal é freqüente e resulta do grande volume de alimento ingerido. A pessoa experimenta sensações de letargia e fadiga.
A manutenção deste comportamento por meses ou anos, intensifica os sentimentos de depressão, raiva, tristeza e solidão. O isolamento social ocorre tanto pela aparência física (TCAP pode levar a casos de obesidade mórbida), quanto pelaquantidade de tempo requerida para executar e se "recuperar" dos ataques de compulsão. Um sentimento intenso de vergonha acompanha este transtorno, ainda que ele ocorra "escondido". Talvez  a conseqüência mais critica do binge é o ganho de peso. Enquanto alguns como aqueles que tem bulimia mantém um peso "normal" (se pode ser chamado de "normal" um peso mantido a custa de purgações e /ou medicamentos),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • compulsão alimentar
  • Compulsão Alimentar
  • Compulsão o alimentar
  • Compulsão alimentar
  • compulsao alimentar
  • compulsao alimentar
  • Transtorno da compulsão alimentar periódica
  • estrategias comportamentais no tratamento do obeso com compulsão alimentar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!