Compsiçao do vidro

Páginas: 7 (1560 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
Composição do vidro

O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão. A sucata de vidro, limpa e selecionada, é usada para auxiliar a fusão.

Sílica (SiO2) - 72% Matéria prima básica (areia) com função vitrificante.

Alumina (Al2O3) - 0,7% Aumenta a resistência mecânica.

Sódio (Na2SO4) - 14% Aumenta aresistência mecânica.

Cálcio (CaO) - 9% Proporciona estabilidade ao vidro contra ataques de agentes atmosféricos.

Magnésio ( MgO) - 4% Garante resistência ao vidro para suportar mudanças bruscas de temperatura e aumenta a resistência mecânica.

Potássio (K2O) - 0,3%

Os vidros coloridos são produzidos acrescentando-se à composição, corantes como o Selênio (Se), Óxido de Ferro (Fe2O3) e Cobalto(Co3O4) para atingir as diferentes cores.

Principais características

- Pode ser especificado para filtrar radiações indesejáveis como o UV;
- Reciclabilidade;
- Transparência (permeável à luz) e dureza;
- Não absorvência;
- Baixa condutividade térmica;
- Recursos abundantes na natureza;
- É um dos mais duráveis materiais de construção sob habituais condições de exposição.Resistência à pressão quando temperado

- O vidro resiste à pressão do vento e grandes quantidades de neve, stress térmico e pressão da água. Tem ótima resistência contra ataques químicos dos agentes atmosféricos e ambientais tais como umidade, chuva ácida, sais e vapores.

- Pode também ser especificado para resistir ao impacto, intencional ou por acidente, humano ou de algum objeto, ataques deassaltantes, impactos de balas, explosões, descarga elétrica e fogo.



Historia do vidro




O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais. Conta-se que ele foi descoberto por acaso, quando navegadores fizeram fogueiras na praia. A areia e o calcáreo (conchas) se combinaram através da ação da alta temperatura.
Hoje o vidro está muito presente em nossa civilização e podeser moldado de qualquer maneira: nos pára-brisas e janelas dos automóveis, lâmpadas, garrafas, compotas, garrafões, frascos, recipientes, copos, janelas, lentes, tela de televisores e monitores, fibra ótica e etc....
COMPOSIÇÃO
As matérias-primas do vidro sempre foram as mesmas, desde milhares de anos atrás. Somente a tecnologia é que mudou, acelerando o processo, e possibilitou maiordiversidade para seu uso.
O vidro é 100% e infinitamente reciclável. Isto quer dizer que todos os recipientes de vidro, mesmo os quebrados, podem ser transformados em novos produtos.

TIPOS DE VIDRO
Existem muitos tipos de vidros que apesar de partirem da mesma base, possuem composições diferentes, de acordo com a finalidade a que se destinam. Veja a tabela a seguir.

Tipos Aplicações
Vidro paraembalagens garrafas, potes, frascos e outros vasilhames fabricados em vidro comum nas cores branca, âmbar e verde;
Vidro plano vidros planos lisos, vidros cristais, vidros impressos, temperados, laminados, aramados e coloridos fabricados em vidro comum;
Vidros domésticos tigelas, travessas, copos, pratos, panelas e produtos domésticos fabricados em diversos tipos de vidro;
Fibras de vidromantas, tecidos, fios e outros produtos para aplicações de reforço ou de isolamento;
Vidros técnicos lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, tubos de TV, vidros para laboratório, para ampolas, para garrafas térmicas, vidros oftálmicos e isoladores elétricos.

RECICLAGEM
Os produtos de vidro devem ser separados por tipo e cores. Por exemplo, as embalagens de geléia e os copos comuns não devemser misturados aos vidros de janela. As cores mais comuns são o âmbar (garrafas de cerveja e produtos químicos), o translúcido ou "branco" (compotas), verde (refrigerantes) e azul (vinho).
O vidro usado retorna às vidrarias, onde é lavado, triturado e misturado com mais areia, calcário, sódio e outros minerais. Tudo é derretido em fornos com temperatura de até 1500 ºC.
Em média, 1/3 dos vidros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vidro
  • O Vidro
  • Vidro
  • Vidros
  • Vidro
  • vidros
  • VIDROS
  • vidros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!