: Comprovação da Lei de Lavoisier e Determinação do Teor de Bicarbonato em Comprimido Efervescente

1181 palavras 5 páginas
1. INTRODUÇÃO
Parte 1: Comprovação da Lei de Lavoisier

A estequiometria é uma parte da Química que trata dos aspectos quantitativos das reações, visando principalmente a determinação da quantidade de reagentes que devem ser usados e a quantidade de produtos que serão obtidos em uma reação química. Baseando-se na lei da conservação das massas, na lei das proporções definidas (ou lei da composição constante) e na lei das proporções múltiplas.
- Lei de Lavoisier (1743 – 1794): indica que numa reação química em um sistema fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. ("Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma").
- Lei de Proust (1754 – 1826): indica que uma mesma substância apresenta sempre a mesma proporção dos elementos que a compõem.
- Lei de Gay-Lussac (1778 – 1850): indica que, nas mesmas condições de temperatura e pressão, os volumes dos gases participantes de uma reação química mantêm entre si uma relação de números inteiros e pequenos.

2. OBJETIVOS
Parte 1: Comprovação da Lei de Lavoisier

A realização desta prática tinha como objetivos, através de uma reação de precipitação, observar e comprovar as leis das transformações químicas ou leis ponderais das reações, especificamente a Lei da Conservação de Massa de Lavoisier e a Lei de Proporções Definidas de Proust. Com base nas leis, realizar cálculos tomando como base a equação balanceada da reação e comparar dados experimentais com dados tabelados (dados já definidos).

3. MATERIAIS
Parte 1: Comprovação da Lei de Lavoisier

Para a realização do experimento, foram utilizados:

- 3 Béqueres de capacidade de 100 ml;
- 2 Pipetas volumétricas de capacidade de 10 ml;
- Pera (para a pipeta);
- Bastão de vidro;
- Cloreto de bário (BaCl2) 1,0 mol/L;
- Ácido sulfúrico (H2SO4) 1,2 mol/L;
- Balança digital (de máximo de 2 quilos e 200 gramas e com mínimo de 0,5 grama), com duas casas decimais, desvio de 0,01 grama e erro de 0,1 grama;

Relacionados

  • RELATORIO TRABALHO DE QUIMICA 03
    1134 palavras | 5 páginas
  • apostila quimica
    8467 palavras | 34 páginas
  • Inicio a química
    10721 palavras | 43 páginas
  • Robert Musil: O hoem sem qualidades
    277670 palavras | 1111 páginas