Comprometimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Afinal o que e “comprometimento”?
A etimologia (estudo cientifico da origem e da historia das palavras) do verbo comprometer indica que a palavra significa “fazer promessa com”, ou seja, empenhar-se, obrigar-se, e só agimos desta forma porque temos confiança no outro ou na empresa, valores em comum, uma causa em comum.
O comprometimento envolve várias vertentes, tanto profissionais quantopessoais. Devemos colocar nosso coração nas mínimas coisas, você precisa se envolver e não apenas ser um espectador de sua vida. 
Temos compromissos com nossos pais, filhos, irmãos, irmãs, trabalho, casamento, mas o maior deles é com você mesmo, pois se não estiver comprometido com essa pessoa que vê no espelho do banheiro todos os dias, não estará com os outros.
No trabalho o comprometido é aqueleque não falta injustificadamente, é disciplinado, segue seus horários e está sempre disposto a ajudar seus colegas. Ele é um exemplo para todos e também acaba sendo julgado por aqueles não tão comprometidos assim, mas esse profissional segue um dos pilares mais importantes da empresa.
Seguir os pilares da empresa, não precisa ser à risca, porém ao dar o seu melhor você vai contribuir e muito paraque as engrenagens do mundo corporativo continuem girando, por isso coloque o coração em tudo o que fizer, seja dentro da empresa ou na vida na lá fora, o importante é ser comprometido.
Consideramos que o comprometimento profissional ocorre quando o profissional compreende plenamente o seu papel. Entende que o papel não se restringe apenas ao desempenho das suas funções, mas o “como” devedesempenha-las.
A diferença é sutil, mas muito importante.
Por exemplo, é fácil identificar quais são as funções de um técnico em segurança em trabalho, mas como ele desempenha esse papel é o ponto chave entre se ter um bom profissional e um ruim. Embora ambos conheçam as técnicas podem utilizá-las de forma diferente e até com objetivos e propósitos diferentes. E estar comprometido com o que se faz vaialém de bater o cartão-ponto na hora, ou em dia, vai além de trabalhar das 08h00min às 12h00min horas e das 13h00min às 18h00min horas, sem faltar sequer um dia. Estar comprometido com o trabalho vai além de fazer o que é pedido, pois isso não é mais que a obrigação. Por isso, estar comprometido é muito mais do que trabalhar para ganhar um salário no início do mês.
Comprometimento é trabalharcom prazer, ao acordar é ter a consciência de que muitas outras pessoas necessitam do seu trabalho, é fazer mais do que se pede, não para se mostrar ou porque isso pode render um aumento salarial, mais pelo prazer de crescer como pessoa naquilo que faz.
Crescer como ser humano, desenvolver-se, aperfeiçoar-se, a conquista do saber como se faz. Tudo que o colaborador conseguir absorver vai fazerparte do seu intelectual.
Estar comprometido com a empresa não é se matar dia após dia, mas é viver com a certeza de que faz sua parte bem feita, seguindo normas e princípios éticos com qualidade e eficácia.
O mercado de trabalho exige cada vez mais dos profissionais, tanto para os que estão ingressando como também para os que já estão e pretendem permanecer nele. Este mercado tem mudado em váriasde suas características: tamanho, distribuição geográfica, surgimento, diminuição ou até mesmo desaparecimento de algumas profissões, caracterização do vínculo empregatício, entre outras. Diante desse cenário, a necessidade de adaptação e absorção de novas competências (conhecimentos, habilidades e experiências) e a capacidade de percepção e flexibilização são cruciais.

Características doprofissional do século XXI

O profissional do século XXI deve possuir muitas características, entre elas, empreendedorismo, resiliência, pró-atividade, liderança energizadora, percepção, comunicação, persuasão, assertividade, criatividade, cultura, humanismo. Todas essas características têm sido muito requisitadas pelas empresas. Não se trata de ter profissionais supra-humanos, visto que, isso é...
tracking img