Compressores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADELCHI CARVALHO
KÊNIA ARLINDA
LEANDRO MARCOS RIBEIRO
RAFAEL MORAES
STEPHAN KONSTANTINOV
THALES TOBIAS



PERFURAÇÃO E DESMONTE DE ROCHA
TRABALHO 1ª ETAPA





JOÃO MONLEVADE, MG
2012

ADELCHI CARVALHO
KÊNIA ARLINDA
LEANDRO MARCOS RIBEIRO
RAFAEL MORAES
STEPHAN KONSTANTINOV
THALES TOBIAS





Trabalho de graduação em Engenharia de Minas– 6º Período, apresentado ao professor Rubens Alvarenga, na disciplina de Perfuração e Desmonte de Rocha, em março de 2012.






JOÃO MONLEVADE
2012
1. INTRODUÇÃO
O ar comprimido é o fluido que vem sendo utilizado como fonte de energia na perfuração de rochas, tanto no acionamento dos equipamentos pneumáticos como martelo no topo e martelo de fundo, como para limpeza do furo quando seperfura com martelos hidráulicos ou a rotação.
Em qualquer projeto, tanto a céu aberto como subterrâneo, o compressor é necessário.
No momento de decidir a compra de um equipamento de perfuração, um dos pontos mais importantes é a seleção do compressor, devido a tais fatores:
- O preço do conjunto oscila entre 15 a 55% dependendo do tipo de perfuratriz
- A repercussão no custo do metro linearperfurado é considerável, pois se o fluxo de ar for insuficiente alguns problemas surgirão, como: diminuição da velocidade de perfuração; aumento dos custos de desgaste (brocas, hastes); aumento do consumo de combustível; necessidade de maior manutenção do compressor.
- Se uma unidade compressora de alta pressão for escolhida para grandes áreas de perfuração, será possível perfurar com martelo defundo e broca tricônica.
As características básicas de um compressor, independente de tipo e modelo, são:
- O fluxo de ar fornecido
- A pressão de saída do ar
2. TIPOS DE COMPRESSORES
Existem dois grupos de compressores: dinâmicos e de deslocamento. Nos primeiros, o aumento de pressão é reflexo da aceleração do ar com um elemento de rotação e a ação posterior de um difusor. A este grupopertencem os compressores centrífugos e os axiais, que são os mais adequados para grandes fluxos e baixas pressões.
Nos compressores de deslocamento, que são os utilizados em equipamentos de perfuração, a elevação da pressão é decorrente do confinamento o gás em um espaço cujo volume é reduzido pelo movimento de um ou mais elementos. Dependendo do projeto, são subdivididos em rotativos ealternativos. Os mais utilizados em perfuração são: os compressores de pistão, quando estes tem um caráter estacionário, e os de “parafuso e vane” para os portáteis, tanto se estão montados sobre a unidade de perfuração ou rebocados pela mesma.
2.1 Compressores de Pistão
Estes equipamentos são os mais antigos e conhecidos que vem sido empregados em minas subterrâneas para distribuição de ar comprimidoatravés das redes de distribuição instaladas dentro da mina. Sua aplicação é notavelmente decorrente do uso massivo de outras fontes de energia mais eficiente, como são a eletricidade e hidráulica.
2.2. Compressores de Parafuso
Neste tipo de compressor, a pressão do ar é obtida no resultado da interação de dois rotores helicoidais que engrenam entre si, um macho de quatro dentes e outro, fêmea deseis canais.
O ar penetra no espaço formado pelo rotor e pela caixa. À medida que os rotores se movem o ar começa a ser comprimido e diminuir o volume do espaço ocupado. O óleo é injetado para selar a câmara de compressão e diminuir sua temperatura. Aos poucos o volume ocupado pelo ar e pelo óleo vai diminuindo até que sejam descarregados no recipiente separador de óleo.
Esta separação aconteceprimeiro por gravidade no interior de uma caldeira e, em seguida, com filtros de lã de vidro. Em seguida, o óleo é arrefecido e filtrado antes de voltar a circular.
2.3. Compressor de paletas
Estes compressores têm um único rotor montado flutuando lâminas radiais e cujo eixo é excêntrico com a caixa cilíndrica. Palhetas de giro são movidas contra o estator pelo efeito da força centrífuga. A...
tracking img