Compressores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPRESSORES

Introdução
Um compressor pode funcionar de um série de maneiras diferentes, dependendo de sua engenharia interna. Geralmente é um equipamento industrial concebido para aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso (ar, vapor de água, hidrogênio, etc...) comprimindo o mesmo. Em um ciclo ideal, a compressão é considerada adiabática reversível (isoentrópica), ou seja,desprezam-se as perdas. Na prática perde-se calor ao ambiente nessa etapa, porém não é significativo em relação à potência de compressão necessária.
Depois que o espaço é ocupado e a pressão está muito alta dentro do compressor, há o acionamento de uma válvula por onde se dá o escape desse fluido. Assim, esse fluido pode sair com uma grande força.
Em obras de engenharia, como em desmonte de rochas, porexemplo, a pressão que o fluido sai do compressor é capaz de deslocar peças para furar e quebrar rochas. Existem diversos tipos de compressores no mercado dos mais variados tipos e funções.

Figura 1 – Esquema de um compressor
Compressor de Ar Comprimido
Texto
Compressor Rotativo
Nos compressores rotativos, os gases são comprimidos por elementos giratórios. Outras das particularidades destestipos de compressores são por exemplo as menores perdas mecânicas por atrito, pois dispensam um maior número de peças móveis, a menor contaminação de ar com óleo lubrificante, a ausência de reações variáveis sobre as fundações que provocam vibrações, o fato de a compressão ser feita de um modo continuo e não intermitente, como sucede nos alternativos e a ausência de válvulas de admissão e dedescarga que diminui as perdas melhorando o rendimento volumétrico. Outro aspecto muito importante, para os diferentes tipos, prende-se com a economia de energia, com os rendimentos volumétricos, associados a fugas, e mecânico, associado a movimentos relativos entre as peças que constituem a máquina, e com a manutenção dos mesmos.
Compressores de Parafusos
Esse tipo de compressor possui dois rotores emforma de parafusos que giram em sentido contrario, mantendo entre si uma condição de engrenamento. A conexão do compressor com o sistema se faz através das aberturas de sucção e descarga, diametralmente opostas: O gás penetra pela abertura de sucção e ocupa os intervalos entre os filetes dos rotores. A partir do momento em que há oengrenamento de um determinado filete, o gás nele contido ficaencerrado entre o rotor e as paredes da carcaça. A rotação faz então com que o ponto de engrenamento vá se deslocando para a frente, reduzindo o espaço disponível para o gás e provocando a sua compressão. Finalmente, é alcançada a abertura de descarga, e o gás é liberado. De acordo com o tipo de acesso ao seu interior, os compressores podem ser classificados em herméticos, semi-herméticos ou abertos.A categoria dos compressores de parafuso pode também ser sub-dividida em compressores de parafuso duplo e simples. Os compressores de parafuso podem também ser classificados de acordo com o número de estágios de compressão, com um ou dois estágios de compressão (sistemas compound)
Compressores de parafusos de baixa pressão
O principio de funcionamento é o mesmo do compressor de parafuso, elestrabalham com pressões iguais ao soprador lóbulo, a única diferença que os rotores têm uma cobertura especial de teflon para garantir menores folgas e ausência de contato do óleo com o ar, esses tipos de sopradores são isentos de óleo e com eficiência superior ao lóbulo (Roots), em pressões mais altas sua vida útil é superior.
Compressores de parafusos simples
O compressor de parafuso simples,consiste num elemento cilíndrico com ranhuras helicoidais, acompanhado por duas rodas planas dispostas lateralmente e girando em sentidos opostos. O parafuso gira com uma certa folga dentro de uma carcaça composta de uma cavidade cilíndrica. Esta contém duas cavidades laterais onde se alojam as rodas planetárias. O parafuso é acionado pelo motor, e está encarregado de acionar as duas rodas. O...
tracking img