Compressores de ar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPRESSORES DE AR

Os compressores são da família das máquinas operatrizes de fluxo compressível, assim como os ventiladores. São utilizados para proporcionar a elevação da pressão de um gás ou escoamento gasoso.
Inúmeras são as aplicações dos compressores. Algumas delas seriam as seguintes: serviços de jateamento, limpeza, soprador de ar de forno (em refinarias), sistemas de refrigeração,etc.

HISTÓRIA

Somente na segunda metade do século XIX é que o ar comprimido adquiriu importância industrial. No entanto, sua utilização é anterior a Da Vinci, que em diversos inventos dominou e usou o ar.
No Velho Testamento, são encontradas referências ao emprego do ar comprimido: na fundição de prata, ferro, chumbo e estanho. A história demonstra que há mais de 2.000 anos os técnicosconstruíam máquinas pneumáticas, produzindo energia pneumática por meio de um pistão. Como instrumento de trabalho, utilizavam um cilindro de madeira dotado de êmbolo.

CLASSIFICAÇÃO

Quanto às aplicações:
Compressores de ar para serviços ordinários: produzidos em série para baixos custos, destinam-se a serviços de jateamento, limpeza, pintura, acionamento de pequenas máquinas pneumáticas, etc.Compressores de ar para serviços industriais: destinam-se às centrais encarregadas do suprimento de ar em unidades industriais. As condições de operação de dessas máquinas costumam variar pouco de um sistema para outro.
Compressores de gás ou de processo: são requeridos para as mais variadas condições de operação. Incluem nessa categoria certos sistemas de compressão de ar com característicasanormais.
Compressores de refrigeração: são desenvolvidas para esta aplicação. Operam com fluídos bastante específicos e em condições de sucção e descarga pouco variáveis, possibilitando a fabricação em série.
Compressores para serviço de vácuo (ou bombas de vácuo): são máquinas que trabalham em condições bem peculiares. A pressão de sucção é subatmosférica, a pressão de descarga é quase sempreatmosférica e o fluído de trabalho normalmente é o ar. Face à anormalidade dessas condições de serviço, foi desenvolvida uma tecnologia toda própria, fazendo com que as máquinas pertencentes a essa categoria apresentem características bastante próprias.

Quanto ao Princípio de Concepção:
Dois são os princípios conceptivos no qual se fundamentam todas as espécies de compressores de usoindustrial: volumétrico (ou de deslocamento positivo) e dinâmico.
Volumétricos: Alternativos ou Rotativos. Os rotativos são os de Palhetas, Parafusos ou Lóbulos.
Dinâmicos: Centrífugos ou Axiais

COMPRESSORES DE DESLOCAMENTO POSITIVO

Nos compressores volumétricos ou de deslocamento positivo, a elevação de pressão é conseguida através da redução do volume ocupado pelo gás. Na operação dessas máquinaspodem ser identificadas diversas fases, que constituem o ciclo de funcionamento: inicialmente, uma certa quantidade de gás é admitida no interior de uma câmara de compressão, que então é cerrada e sofre redução de volume. Finalmente, a câmara é aberta e o gás liberado para consumo. Trata-se de um processo intermitente, no qual a compressão é efetuada em sistema fechado, isto é, sem qualquercontato com a sucção e a descarga.
Os compressores de maior uso na indústria são os alternativos, os de palhetas, os de parafusos e os de lóbulos.

Compressores alternativos:
Esse tipo de máquina se utiliza de um sistema biela-manivela para converter o movimento rotativo de um eixo no movimento translacional de um pistão ou êmbolo.
O funcionamento de um compressor alternativo está relacionado aocomportamento das válvulas. Elas possuem um elemento móvel, denominado obturador, que compara as pressões internas e externas ao cilindro. O obturador da válvula de sucção se abre para dentro do cilindro quando a pressão na tubulação de sucção supera a pressão interna do cilindro, e se mantém fechado em caso contrário. O inverso ocorre quando a pressão interna supera a pressão na tubulação de...
tracking img