Compressor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática

1

Compressores de Ar e Acessórios
O compressor de ar é o componente básico de qualquer sistema pneumático. O ar é comprimido em um sistema pneumático, de forma que possa ser usado para puxar, empurrar, realizar trabalho ou desenvolver potência. Quando o ar atmosférico entra no compressor, écomprimido pela máquina a uma pressão maior e descarregado então em um sistema de tubos. O ar comprimido pode ser usado para impulsionar motores a ar, martelos pneumáticos, ferramentas, e outros dispositivos a ar. A operação e a instalação dos compressores de ar e seus acessórios, bem como a seleção dos componentes do sistema pneumático são discutidas neste texto.

TIPOS GERAIS DE COMPRESSORES
Naindústria, usam-se dois tipos principais de compressores de ar. Dependendo da ação do fluido, são classificados: (1) tipo de deslocamento positivo, ou de pressão; (2) tipo de velocidade, ou dinâmico. 1 - Tipo de deslocamento positivo, ou de pressão No compressor do tipo de pressão, a ação característica é uma ação volumétrica ou de deslocamento. A pressão de fluido é desenvolvida inicialmente por umaação de deslocamento. A construção geral dos compressores de deslocamento positivo pode ser dividida em dois grupos, segundo o movimento das peças mecânicas: (a) reciprocação; (b) rotativo.

(a) Compressores de reciprocação - A bomba de bicicleta é um exemplo simples de compressor de reciprocação (figura 1). Como ilustrado pelo diagrama, esta máquina simples incluí cilindro, pistão, copo devedação de couro, haste de pistão, cabo, e válvula de retenção. Se o pistão estiver na parte superior de seu curso, o ar atmosférico no cilindro será comprimido quando o cabo for empurrado para baixo. Quando o ar no cilindro atingir uma pressão levemente maior que a pressão na linha ligada à bomba, a válvula de retenção se abrirá e o ar será descarregado do cilindro. Quando o pistão atingir a basedo cilindro, a válvula de retenção se fechará. Quando o pistão for puxado para cima novamente, para a parte superior do curso empurrado para baixo o copo de vedação de couro flexível que deixará o ar atmosférico penetrar no cilindro. Quando o pistão empurrado para baixo, o corpo de vedação atuará como uma válvula de retenção, vedando o
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnólogo em MecanizaçãoAgrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática

2

espaço entre o cilindro e o pistão.

Figura 1. Diagrama ilustrando a construção básica de uma bomba de bicicleta, como exemplo de um compressor de ar de reciprocação.

O movimento para cima e para baixo do pistão é um de movimento de reciprocação. Uma bomba a vácuo é um compressor que opera com uma pressão de entrada menor que a pressãoatmosférica, e com uma pressão de descarga próxima da pressão atmosférica ou maior. A figura 2 ilustra um compressor típico de deslocamento positivo de reciprocacão. O virabrequim pode ser movido por um motor elétrico ou por um motor a explosão. O movimento do virabrequim é transmitido pela haste de ligação à cruzeta, que se move para frente e para trás. A cruzeta também é ligada a uma extremidadeda haste do pistão, sendo a outra ligada ao pistão. Assim, o pistão se move para frente e para trás no cilindro. As válvulas no cilindro controlam o fluxo de ar através do cilindro. O ar é aquecido pelo calor do compressor. Como indicado pelo diagrama, a água circula por meio de camisas hidráulicas que circundam o cilindro, resfriando o ar. As camisas hidráulicas usadas em compressores sãosimilares às encontradas nos motores de automóveis. Como apresentado pela figura 2, o compressor apóia-se sobre uma base, e o cárter requer óleo para a operação normal. O ar atmosférico é admitido através da válvula de sucção, e deixa o compressor através da válvula de descarga. Essa máquina (veja a figura 2) é chamada compressor “horizontal”, já que o pistão se move num sentido horizontal. O termo...
tracking img