Compreenderem e identificarem os efeitos das políticas monetárias e fiscais, contracionistas ou expansionistas, em uma economia.

1398 palavras 6 páginas
Introdução

As politicas monetárias e fiscais são utilizadas para tentar resolver, ou ajudar a resolver uma serie de problemas, como inflação ou deflação e também para alavancar a economia de um país.
Essas Politicas podem ser expansionistas ou contracionistas e são utilizadas de acordo com o momento em que a economia de um país encontra-se.
Na Europa as políticas monetárias e fiscais estão sendo praticadas para tentar contornar um grave momento de crise em que se perceber uma grande relação entre desemprego e inflação. E mais como a crise europeia impactou o Brasil.

Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal

De modo Simples e objetivo podemos dizer que as políticas monetárias e fiscais são utilizadas pelos governantes para equilibrar a economia no curto prazo. Os principais causadores de desequilíbrio de mercado são a inflação e a recessão.
Em cenário de inflação alguns mecanismos das políticas monetárias contracionistas são o aumento da taxa Selic e a diminuição do crédito aos bancos, esses mecanismos diminuem a liquidez de mercado e fazem com que o acesso ao crédito para pessoas e empresas, fique mais escasso.
Em um cenário de Recessão, em que o país passa por altos níveis de desemprego, falta de liquidez no mercado, o governo utiliza mecanismos das políticas expansionistas para baixar os juros, e facilitar o crédito para aumentar a circulação de dinheiro, com isso aumentar o giro da economia e com isso aumentar a produção das empresas para que estas contratem mais pessoas e diminua o desemprego. Com a diminuição do desemprego, os indivíduos dessa sociedade tem mais dinheiro, aumentando assim o poder de compra do consumidor, fazendo com que a economia volte a pulsar saudável novamente. Já a Política Fiscal contracionistas tem outras ferramentas para combater a inflação, como a criação de novos impostos ou o aumento dos já existentes. Quando essas ferramentas são utilizadas, percebemos a diminuição da

Relacionados