Compreender e 3ensinar por uma docencia de qualidade Terezinha Rios

1218 palavras 5 páginas
Compreender e Ensinar por uma Docência da Melhor Qualidade | Amig...

1 de 2

http://amigonerd.net/sociais-aplicadas/pedagogia/compreender-e-ensina...

Curtir 4.864 pessoas curtiram isso. Seja o primeiro entre seus amigos.

+166

Compreender e Ensinar por uma Docência da Melhor Qualidade

Autor: Rachel Coelho
Instituição:
Tema: Resumo e Resenha

Compartilhe este trabalho

0

COMPREENDER E ENSINAR: POR UMA DOCÊNCIA DA MELHOR
QUALIDADE
RIOS, Terezinha Azeredo, São Paulo: Cortez, 2001
Terezinha Azeredo Rios foi professora do ensino médio das escolas estaduais e atualmente é, entre outras atividades, assessora da Vice-Reitora da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, onde leciona no curso de Teologia.
"Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade" é uma de suas obras, que tem caráter expressivo na área da educação.
A obra aborda a qualidade da educação nos tempos atuais. O grande avanço em todas as áreas de uma vida contemporânea forçam a escola a aprimorar-se para uma conquista democrática efetiva, o que exige um esforço coletivo tanto da escola quanto da sociedade. É vendo o professor como base para a democratização do ensino que se percebe a importância de tais investimentos, valorizando não mais sua formação técnica, mas sim considerando-o como capacitor de decisão própria.
Por isso um professor que exerça uma docência de melhor qualidade é indispensável. A autora propõe uma visão de totalidade, em face ao mundo fragmentado ; o esforço de distinguir para unir, em face a um mundo globalizado; o encontro do equilíbrio, em face ao choque entre uma razão instrumental e um irracionalismo.
A globalização talvez seja o fenômeno mais apontado quando se menciona o mundo contemporâneo , ressaltando-se seus aspectos negativos: tecnologia x pobreza. Mas positivamente tem-se a cidadania planetária, alcançada através da solidariedade e do respeito.
E como ser um professor num mundo moderno, digital e globalizado?

Relacionados